Naturalistas no Jardim

A série Conhecendo e Explorando os Espaços Verdes em sua  temporada “Os jardins e seus bichos” apresenta o episódio: “Um naturalista no jardim”

Equipe envolvida na elaboração do vídeo e episódio: Jaciele Sotero dos Santos, Felipe de Fraia Bastos, Mariana Dias Marques, Alcinéa Triani Costa (narração), Dafne. Coord: Adriana Valente de Araujo e Tânia Goldbach

Este episódio pretende convidar a todos – crianças e adultos – a vestir a camisa de naturalista e se permitir descobrir, observar, se perguntar e se encantar com a diversidade de bichos que podemos encontrar em nosso entorno verde.  

Nos vários cantinhos podemos nos deparar com variados seres – alguns se arrastam, outros correm, grande parte se esconde, alguns nos assustam, outros voam.  Possuem uma beleza especial: antenas, asas, cores, sons!   

Educadores e médicos afirmam que “horas de verde” fazem muito bem à saúde. Precisamos estimular o contato com os ambientes verdes para lembrarmos que “somos também natureza”, em se tratando particularmente das crianças, jovens e adultos imersos no corre-corre das cidades que, em geral, oferece poucas áreas ou condições para este convívio.
Que tal aproveitar estes momentos e aguçar os olhos…  Ver para além de olhar?  
Convidamos vocês a construir seus coletores e puçás para pegar emprestado da natureza os bichinhos coletados… e se embrenhar para conhecer mais a diversidade da vida.

As filmagens foram feitas de forma caseira e com muita animação  em nossos jardins.  Nosso objetivo é  inspirar e convidar os internautas a desenvolverem este comportamento de ver para além de olhar a natureza e seus bichos!

E registrarem: em vídeo, em fotos… e nas mentes! Adoraremos que nos enviem alguns de seus registros, complementando com suas observações e perguntas sobre os pequenos animais que você fotografou , participando e enriquecendo nosso projeto.

Venha conhecer e participar de nosso Álbum Naturalista no Jardim clicando aqui.
Conheça a coleção de Cartões RG, que já foram publicados como produto deste projeto clicando aqui

Muito podemos aprender e nos inspirar com a natureza e seus bichos!   E viajar na imaginação também… por que não?! 

Vamos acessar os links relacionados a este episódio para conhecer, fazer e se encantar com tudo isso?

Aprofunde seus conhecimentos sobre os invertebrados dos espaços verdes e sobre legislação e coleta dos mesmos. Aproveite também para refletir sobre a importância da relação com a natureza na formação dos cidadãos. Clique aqui para interessantes dicas de publicações.


Sinta-se convidado a baixar o vídeo “Os insetos e o homem” e os  “Guias da Conservação” do Parque Nacional da Tijuca, clicando aqui.

Como já percebemos alguns equipamentos podem ajudar a gente a explorar melhor a natureza. Por isso, resolvemos construir nossos próprios instrumentos.

Clique aqui para ver os vídeos-tutoriais e fazer seu sugador e seu puçá!

Como é bacana conhecer músicas que estimulam a imaginação e criatividade. Clique aqui para escutar e brincar.

Você sabia que o Prof Ângelo Machado além de pesquisador e naturalista também era um exímio escritor? Clique Aqui para ler o que a sua neta Mariana Machado conta para gente!

Quem não ouviu falar de Charles Darwin (1809-1882) representado no vídeo acima como o naturalista do séc XIX? O Prof Gil Cardoso nos traz um belo texto sobre Darwin, com seu olhar de um educador ambiental. Clique aqui

Deixe um comentário