Celebrando a matemática!

Compartilhe
Ter, 15/11/2016 - 22:46

Iremos publicar aqui algumas informações que possam, como as nove musas da mitologia grega, inspirar ações e projetos em escolas, museus e instituições interessadas em celebrar a Matemática.

 

Neste primeiro Celebrando a Matemática, vamos nos concentrar nos Festivais Matemáticos, umas das estratégias utilizadas para a educação e divulgação matemática para a sociedade.

Biênio matemática 

O Festival da Matemática pretende integrar um conjunto de iniciativas de divulgação e popularização da matemática, e faz parte do ">Biênio da Matemática ">http://www.festivaldamatematica.org.br/ no Brasil 2017-2018. O festival tem como tema: A Matemática atraente e divertida para todo mundo!, que acontecerá de 27 a 30 de abril de 2017. 

 

O mais interessante do Festival da Matemática é ser um convite para que todos participem com suas instituições, grupos ou individualmente de uma grande rede de atividades em todo o Brasil. Basta inscrever suas propostas de atividade na rede nacional de ações ou participar diretamente do festival com seus estudantes, familiares e amigos. Nos links acima, você poderá conhecer mais detalhes de como participar com sua escola, instituição ou ser voluntário nos eventos!

 

Como descrito no site do festival:

O evento nasce para encantar os pequenos desde 2 anos de idade até os adolescentes mais exigentes.

Atividades lúdicas e divertidas voltadas a toda a família formarão o campo ideal para despertar novas formas de vivenciar a Matemática e desfazer o preconceito que existe em relação à disciplina.

A programação contará com uma série de atividades, tais como: Oficinas + Exposições + Protótipos em 3D + Jogos Eletrônicos + Mostra de Filmes + Palestras + Teatro.

Um convite perfeito para estimular o pensamento e criar conexões produtivas com o mundo que nos cerca.

Um grande encontro entre a Matemática e você.

 

A ideia de festivais públicos e gratuitos é uma estratégia importante adotada por diversos grupos de educadores e divulgadores em diversos países. Apesar de compartilharem o nome de Festival, as ações podem ter diferentes configurações, tais como eventos pontuais ou permanentes, eventos educacionais ou públicos, eventos institucionais, locais ou nacionais, eventos gratuitos ou comerciais, bem como misturar alguns destes aspectos.

 

Abaixo, listamos algumas destas experiências de Festivais de Matemática que já acontecem por aí:

 

https://www.festivaldominuto.com.br/contents/search?utf8=%E2%9C%93&locale=pt-BR&query=MATEM%C3%81TICA.

que incorpora trabalhos de estudantes, exposições e premiações, se aproximando de uma feira de ciências voltada à Matemática. Veja vídeo www.youtube.com/watch?v=u7rbKtoHC9E#t=30 da Festa 2015.

criou a Festa della Mathematica, com temas diferentes a cada ano. Em 2016, a festa aconteceu no museu Jardim de Arquimedes com o tema Matemática e Arte.

  • O MSRI (Instituto de Pesquisa em Ciências Matemáticas) organiza o National Math Festival http://www.mathfest.org/ a cada dois anos. É uma celebração gratuita e pública que reúne alguns dos mais fascinantes matemáticos atuais para inspirar e desafiar os participantes a ver a matemática com novos e excitantes olhares. No site você encontrará muitas sugestões de atividades, filmes e outros materiais para todas as idades.
  • O projeto Math+Science Festival MathFest organiza a criação de vídeos sobre matemática onde estudantes criam curtas sobre suas atividades e percepções da matemática integrando matemática, ciência, música e arte. O projeto publicou um livreto para professores orientarem a criação dos curtas. Gadanidis, G & Hughes, J. (2008). Performing Mathematics: A Guide for Teachers & Students.
  • London Mathematical Society https://www.lms.ac.uk/2015/footfall-festival comemorando seus 150 anos em 2015 criou um evento de 4 dias, o Mathematical Festival, que contou com um evento para adultos (Calcu)Lates, um dia para escolas, e dois dias para o público em geral. O evento teve cerca de 1400 visitantes.
  • O Reino Unido desenvolve o programa Maths Inspiration http://www.mathsinspiration.com/home

voltado a promover conferências em todo o país para inspirar jovens e adolescentes com incríveis Shows de Matemática. No canal youtube www.youtube.com/user/MathsInspiration do projeto, você poderá conhecer um pouco de suas apresentações.

Imaginary open mathematic

Pôsteres da exposição Imaginary Open Mathematics (2008).

Em breve:

 

Celebrando a Matemática: Exposições.

Celebrando a Matemática: Museus.

Celebrando a Matemática: Literatura.

Celebrando a Matemática: Teatro.

Celebrando a Matemática: Arte.