JOGOS E DESAFIOS: A Face Divertida da Matemática

Compartilhe
Ter, 04/04/2017 - 13:46

Ciência Viva

 

Homenagem a
MARTIN GARDNER


CViva


 

Jogos e Desafios: a face divertida da Matemática.
Homenagem 2017: Martin Gardner (1914-2010)

Martin Gardner foi um matemático e escritor norte-americano especializado em Matemática Recreativa, embora a sua gama de interesses inclua filosofia, literatura, ilusionismo, pseudociência e ceticismo científico. Os seus livros, cerca de 70 obras, tiveram um impacto enorme na popularização e divulgação da matemática.
Filho de um Geólogo do petróleo e de uma professora primária e pintora, Martin Gardner era o mais velho de três filhos. Cresceu jogando xadrez, praticando truques de magia, lendo o Feiticeiro de Oz, que mais tarde ele satirizou no romance de 1998 Visitors from Oz: the Wild adventures of Dorothy, the Scarecrow, and the Tin Woodman.


Ciência Viva

 

Licenciou-se em filosofia na Universidade de Chicago em 1936. Durante a II Guerra Mundial serviu como soldado da cavalaria da marinha.
Após a guerra, para sobreviver, Gardner foi editor da revista infantil Humpty Dumpty, onde escreveu histórias regularmente.
Foi nesta altura que ele escreveu o seu primeiro livro "In the Name of Science (Em Nome da Ciência)", reeditado em 1956 com o título "Manias e Crendices em Nome da Ciência" (1957, Editora Ibrasa, português) e que teve como objetivo abordar a fraude e charlatanismo na ciência.

Ainda em 1956, publicou o livro "Matemática, Magia e Mistério". Em dezembro de 1956, o editor da revista Scientific American lhe convidou a escrever regularmente uma coluna naquela revista. Gardner aceitou o convite deixando a edição da revista Humpty Dumpty.
A sua coluna surgiu mensalmente em 1957, com o título Mathematical Games, permanecendo por 25 anos.
O problema, disse mais tarde, foi que entendia muito pouco de matemática. "Além do cálculo, estou perdido. Esse foi o segredo do sucesso da minha coluna. Dediquei muito tempo a entender o que eu estava a escrever e se eu escrevia de forma que os leitores entendessem".
Gardner percorria as lojas de livros em Nova York à procura de livros raros com quebra-cabeças e outros materiais que se tornaram a força motriz de sua coluna.

 

 

 

 

 

 

Ciência Viva  Ciência Viva

 

Em 1976, Gardner, Carl Sagan, Isaac Asimov entre outros, formaram o Committee for the Scientific Investigation of the Paranormal, com o objetivo de desmascarar falsas ciências. O grupo, agora conhecido como o Committee for Skeptical Inquiry, publicou uma revista, a Skeptical Inquire, onde Gardner escreveu uma coluna mensal até 2002.
Hoje, Gardner é conhecido pelos enigmas matemáticos, muitos diriam que ele é o mais famoso escritor moderno de enigmas matemáticos do mundo. Esse interesse por puzzles surgiu quando o seu pai lhe deu uma cópia de “Sam Loyd 's Cyclopedia of Puzzles”.
Gardner recebeu uma série de homenagens pelas suas notáveis contribuições, entre eles um Doutoramento Honoris Causa na Universidade Bucknell em 1978, o prêmio Science Writing Award em 1983, o prêmio Leroy P. Steele, em 1987, atribuído pela The American Mathematical Society.
O seu livro mais vendido foi “The Annotated Alice”, uma análise do livro Aventuras de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, seguido de “More Annotated Alice”.
Gardner faleceu em 22 de maio de 2010, aos 95 anos de idade. Em 2014, centenário de seu nascimento foi comemorado por meio de vários projetos que celebram o lado divertido da Matemática!
Centenário Martin Gardner Home: http://www.martin-gardner.org/
Gathering 4 Gardner (Encontros com Gardner): http://www.gathering4gardner.org/

 

 

Fonte: https://www.uc.pt/fctuc/dmat/departamento/bibliomat/servicos/copy_of_matematicos/Gardner-M

 

"A Matemática está em tudo“ é o tema de 2017 da
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


O Espaço Ciência Viva convida a todos a Celebrar a Matemática e a conhecer um pouco mais sobre Martin Gardner em nosso
Sábado da Ciência: a face divertida da Matemática!


Ciência Viva