O que é a Nanotecnologia?

Compartilhe
Qua, 12/11/2008 - 15:43
Fonte: www.timedicina.blogspot.com

A nanotecnologia refere-se à tecnologia utilizada para manipular estruturas muito pequenas, tornando possível a criação de estruturas funcionais que poderiam ter sido inconcebíveis utilizando tecnologia convencional. Inicialmente vamos definir a palavra Nanotecnologia. O termo “tecnologia” refere-se ao desenvolvimento e produção de novos materiais. Já o prefixo “nano” está relacionado a uma escala de medida em que um nanômetro é um bilionésimo do metro ou um milhão de vezes menor que o diâmetro da cabeça de um alfinete, ou ainda, em uma representação numérica, 0,000000001 do metro. Para se ter uma idéia desta escala, observe o esquema abaixo.
Quando falamos da escala nanométrica, estamos falando realmente acerca de poucos átomos e moléculas. Nesta escala, as propriedades físicas e químicas de substâncias são alteradas gerando novas possibilidades de aplicações. A meta da nanotecnologia é utilizar estas propriedades para preparar novos materiais denominados nanomateriais, que não possuem necessariamente tamanho nanométrico, mas possuem em sua composição estruturas nanométricas que geraram novas propriedades e aplicações.
No início dos estudos na área da nanotecnologia, os produtos eram feitos por acaso. Atualmente, os novos materiais e nanoestruturas são criados através do uso de métodos físicos e químicos para permitir que uma determinada estrutura tenha uma propriedade especial através da manipulação intencional de moléculas e átomos.