Sábado da Ciência: LUZ, CIÊNCIA E VIDA

Compartilhe
Qua, 14/10/2015 - 12:04

sala_escura

Luz do sol

Que a folha traga e traduz

Em verde novo

Em folha, em graça

Em vida, em força, em luz...

(Luz do Sol, Caetano Veloso).

 

No evento, você poderá investigar e descobrir como a ciência e a arte explicam e se encantam com as cores, as imagens, as formas, as sombras e sombras e todas as energias que iluminam o Universo.

 

Você também terá a chance de observar, ao microscópio, células vegetais “transformando” a luz em movimentos e danças, além de se encantar com as surpreendentes manchas solares projetadas bem a sua frente por telescópios. Duas facetas destes incríveis instrumentos que ampliaram a nossa visão para mundos pequeninos e distantes!

Vamos também brincar com a nossa percepção visual, da anatomia do olho aos incríveis efeitos visuais, como o fenômeno “A cor do vestido”. Em uma das oficinas você finalmente poderá entender porque e como isso acontece.

 

telescopio

Observação de manchas solares no pátio externo do ECV.

 

Contaremos também com a presença da Graduanda em Física Mariana de Souza Lima, mediadora do Museu da Vida da FIOCRUZ, que fará a palestra intitulada: “Arco-íris: dos mitos à compreensão”, às 16h30.

 

Teremos um Sábado cheio de descobertas, observações e diversão para nos animar a conhecer mais e mais. Venham participar desta empreitada!

 

As oficinas, demonstrações e experimentos interativos contarão com a parceria de alunos, professores, pesquisadores, alunos e técnicos de diversas instituições, especialistas no tema escolhido. Os mediadores e colaboradores do Espaço Ciência Viva aguardam você, para juntos fazermos essa incrível viagem para o conhecimento da fotônica, seus elementos e sua rede de interações e tecnologias.

 

Coordenação:

Ana Carolina Pitta (lorakana@gmail.com),

Eleonora Kurtenbach (kurten@biof.ufrj.br),

Paulo Henrique Colonese (coloneseph@globo.com)

 

 

Parcerias: IFRJ, UFRJ, FIOCRUZ

Apoio: PIBEX-UFRJ, FAPERJ e CNPq