Sábado da Ciência - Matemática

Compartilhe
Seg, 23/05/2016 - 16:13

Arte e Matemática Sábado da Ciência 28-05-2016

Venha descobrir os segredos, a beleza e o charme da matemática, dia 28 de maio, no Sábado da Ciência do Espaço Ciência Viva (ECV), na Tijuca. Com o tema Matemática Viva, o evento interativo terá oficinas com jogos, atividades e desafios com o objetivo de celebrar o pensamento matemático com os visitantes. O evento é gratuito e acontece das 14h às 18h.

O público poderá desvendar os segredos dos telescópios e microscópios e da matemática por trás das lentes e câmeras, observando no módulo “Câmaras Escuras” a formação de imagens divertidas e invertidas. No módulo “Gigantão”, os visitantes poderão transitar pelas escalas macro, micro e nanoscópicas. Com as “Simetrias da Natureza” e o “Espelhão”, observará as simetrias presentes na natureza e no corpo, revelando os segredos da reflexão e da rotação. Na “Caixa do Infinito” será possível observar a produção de infinitas imagens. Nas “Oficinas de Origamis e Poliedros” formas geométricas ganharão vida pelas mãos dos visitantes. Também poderá conhecer jogos virtuais e de tabuleiro desenvolvidos com o software livre Geogebra e ainda criar um Grafite Matemático coletivo com o grafiteiro Daniel Waik Castro, o Reizinho. 

A edição de 28 de maio homenageia a professora Estela Kaufman Fainguerlent (1933-2015), grande educadora brasileira que procurava despertar em seus alunos o prazer pela matemática.

O Espaço Ciência Viva fica na Avenida Heitor Beltrão, nº 321, Saens Peña, Tijuca. Todo último sábado do mês uma atividade temática diferente é apresentada ao público. Contatos pelo telefone: (21) 2204-0599 ou pelo e-mail: museu@cienciaviva.org.br.

Coordenação: