Sábado do Cérebro: Entendendo ConsCiência

Compartilhe
Qui, 23/02/2017 - 21:57

Nesta edição, desvendaremos diversos aspectos sobre os principais componentes do sistema nervoso e sua relação com as artes, a percepção do mundo e os comportamentos sociais.

 O Sábado do Cérebro: Entendendo ConsCiência acontecerá no dia 18 de março, das 14h às 18h; terá entrada gratuita e contará com várias atividades lúdicas e interativas Este Sábado temático integra uma série de outros eventos da VIII Semana do Cérebro (para mais informações em: cienciasecognicao.org/semana_do_cerebro/). 

Dentre as muitas atividades do evento, destacamos a oficina “Capacete do Cérebro”, que une ciência e arte, onde os visitantes participarão da montagem e pintura de um capacete identificando as diferentes áreas do sistema nervoso, correlacionando-as com suas principais funções. Na atividade “Algoritmos”, o participante poderá compreender a capacidade que o nosso cérebro possui de criar algoritmos para resolução de problemas e como seu reforço interfere na solução de novos problemas. Essa oficina também dará oportunidade a todos os visitantes de solucionarem o quebra cabeça cubo mágico. É genial!

Entendendo a ConsCiencia

Oficina "Capacete do Cérebro", oferecida na edição de 2016. Nela, os visitantes confeccionam um capacete no formato do cérebro, decorando-o e aprendendo sobre cada uma de suas regiões e funções

 

Já nas oficinas: “Sabores e cheiros”, “Fantasma do Corpo” e “O corpo no som”, será desvendando como o nosso cérebro interpreta os nossos sentidos e de que forma, algumas vezes, ele pode até mesmo nos enganar. No “Canto do Aedes” oficina abordaremos através de jogos e observação ao microscópio as fases do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Zika e alguns dos efeitos neuronais dessa doença.

Entendendo a ConsCiencia

Oficina "Morfologia do Sistema Nervoso", oferecida na edição de 2016. Nela, os visitantes podiam manipular cérebros plastinados e outras estruturas do sistema nervoso


Atendendo a um convite especial, contaremos com a presença da professora Claudia Pinto Figueiredo, doutora em Neurociências e professora da Faculdade de Farmácia da UFRJ, com a palestra: Para onde vão as memórias dos pacientes com Doença de Alzheimer?, às 16:30h. Não percam!

 

Os mediadores e colaboradores do Espaço Ciência Viva e do Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN/UFRJ) aguardam você, seus amigos e sua família, para juntos fazermos essa incrível viagem pelo cérebro humano! Até lá!.

 

Para maiores informações:

Equipe de Coordenação: João Pedro Morgado (joao.morgado@hotmail.com); Larissa Mattos Feijó (larissamfeijo@gmail.com); Tainá Zuim (nanazuim@hotmail.com); Wanderson Lomenha  (wlomenha@gmail.com); Eleonora Kurtenbach (kurten@bio.ufrj.br)