Um céu estrelado nos aguarda no dia 28/04

Compartilhe
Seg, 23/04/2012 - 13:23

Quem nunca olhou para uma noite de céu estrelado e se perguntou do que as estrelas são feitas? Ou ainda, onde o sol se esconde quando cai a noite? Se você já se fez algumas dessas perguntas ao menos uma vez na vida, não pode perder o próximo Sábado da Ciência “Descobrindo o céu”, com várias oficinas sobre o tema que vão nos ensinar um pouco mais sobre estas ciências irmãs: a física e a astronomia.

Já aprendemos na palestra sobre raios cósmicos, em novembro, que as estrelas são nuvens dos gases (Hidrogênio e Hélio) que pela ação da gravidade se comprimem intensamente provocando um aumento da temperatura e pressão em seu núcleo.  Mas você já se perguntou “Por que as estrelas não são verdes?”. Nós fomos entrevistar um dos nossos palestrantes do Sábado para nos esclarecer esse enigma. O professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marcos Binderly Gaspar, é quem vai nos revelar o mistério das estrelas coloridas. O professor nos contou que as estrelas podem ser avermelhadas, laranjas, amarelas ou brancas. Um dos maiores fatores que determinam a cor de uma estrela é o seu tamanho (a sua massa) e a sua temperatura.

Para sabermos a temperatura de uma estrela não é possível “esticar o termômetro e medi-la”, disse o professor. Mas foi a partir da observação das estrelas que os primeiros físicos começaram a desenvolver estudos de mecânica quântica. O professor explicou que a melhor maneira de entendermos a cor das estrelas é fazer comparações com o nosso conhecimento do dia a dia. Ao compararmos a cor de um carvão em uma fogueira, ou de um ferro bem aquecido com o que vemos no céu, neste caso a emissão de luz (cor) estará diretamente ligada à temperatura. O que quer dizer que se aqui na Terra quando aquecemos um ferro e ele adquire uma cor avermelhada, podemos supor que a estrela que vemos no céu com a mesma cor terá aproximadamente a mesma temperatura.

Enquanto o sábado não chega aproveite esta semana para observar o céu. Anote as suas curiosidades e dúvidas e venha compartilhá-las com a gente na palestra do Professor Marcos Binderly Gaspar e do Professor Luiz Felipe Coelho. Vejo você no Espaço Ciência Viva. Até lá!  

Sábado da Ciência “Descobrindo o céu” será no dia 28/04 das 14h às 17h. A entrada é franca. O Espaço Ciência Viva fica na Av. Heitor Beltrão, 321- Tijuca. Rio de Janeiro.

 







As imagens que ilustram esta matéria tem a ver com as oficinas que teremos neste Sábado da Ciência

 

Jornalista: Bartira Reis Cezar