Sensibilidade à flor da pele - 3º Desafio: Balança Cerebral

Mesmo com os olhos fechados, você sabe distinguir o objeto mais pesado porque dentro de você existe uma balança. Você sabe que balança é essa?

Bem, lembra que na nossa pele existem receptores somestésicos que sinalizam para o cérebro as características dos objetos que tocamos? Pois é, dentro do nosso corpo, lá nas articulações e nos músculos, também existem receptores somestésicos que dizem para o nosso cérebro como está posicionado todo o nosso corpo. Assim, mesmo com os olhos fechados, podemos sentir se nossa perna está dobrada, se o braço está levantado, se a cabeça está voltada para a esquerda e por aí vai. Tudo isso porque esses receptores internos, chamados proprioceptores, fornecem dicas sobre a contração muscular e sobre o ângulo de dobradura das articulações. Com essas informações, nosso cérebro fica sabendo qual a posição do nosso corpo.


Mas e a tal balança interna? O que tudo isso tem a ver?
Pense bem, se uma de suas mãos está carregando uma pedra e a outra uma bolinha de isopor, qual das duas mãos tenderá a se curvar mais para baixo?
Nosso cérebro é esperto! Ele sabe que quanto mais pesado for o objeto, mais a mão que o segura vai “descer”.
E essa é a nossa balança interna!

O material necessário será: - Uma venda para os olhos; - Dois objetos de pesos diferentes.
Coloque a venda nos olhos e peça a um amigo que coloque em cada uma de suas mãos um dos dois objetos.