Stencil

    Depois que realizamos nossos exames radiológicos recebemos além do resultado as tão famosas chapas de raio X. O material base das chapas é o acetato, que no meio ambiente demora cerca de 100 anos para se decompor. Na composição dessas mesmas chapas está presente o nitrato de prata, que se descartado inadequadamente pode contaminar o solo.

    Infelizmente existem poucos postos que coletam essas chapas para serem aproveitadas sem causar sérios danos ao meio ambiente e a maioria da população as descartam no lixo comum ameaçando o meio ambiente. Com o objetivo de tornar o público conhecedor da importância  da reutilização ambiental através da reflexão e do contato, o Espaço Ciência Viva criou um módulo que com o auxílio da arte desse uma possível solução para a falta de alternativas quanto ao destino das chapas de raio X. Foi realizado, portanto, um trabalho artístico acreditando ser de suma importância para o estímulo da sensibilidade.

    A atividade é recomendada para o público a partir da pré adolescencia e consiste na técnica chamada "stencil", que é a utilização do acetato para a construção de desenhos vazados como modo de reprodução em série desse mesmo desenho.

Materiais necessários: Chapa de raio X, folha de madeira para apoio, folha de papel ofício, estilete, tinta guache, pincel, lápis, borracha, hidrocor, apontador e tesoura
Antes de começar a atividade deixe a chapa de molho durante um dia na água sanitária. Logo após esse período enxague e seque.
Na folha de papel ofício faça um desenho livre
Lembre-se: ao construir o desenho pense que o mesmo será vazado, ou seja, algumas partes serão perdidas restando somente as partes necessárias) Seja criativo!
Ao terminar o desenho o cubra com hidrocor
Stencil
Coloque a chapa do raio X em cima do desenho coberto pelo hidrocor e o copie para a chapa
Stencil
Com cuidado utilize a tesoura para fazer o primeiro furo e o estilete para retirar as partes vazadas
Stencil
Pronto!
Coloque o stencil já vazado sobre o papel ofício e com um pincel de cerdas duras pinte as partes vazadas
É importante ter bastante cuidado e manter sua mão firme
Devagar vá tirando a chapa de raio X de cima do desenho já pintado
Olhe que lindo ficou o resultado!
Outros exemplos de modelos de stencil
Use e abuse da sua criatividade!