Arte Termonuclear: A vida solar.

Ela está sempre brilhando, sempre flamejante com luz e energia que orquestram o clima, a biologia e a vida do planeta Terra.

Além de manter a vida viva na Terra, a estrela solar também emite um fluxo constante de partículas, chamado de Vento Solar, e ocasionalmente apresenta erupções com nuvens gigantescas de material solar, chamadas de ejeção de massa coronal, ou ainda explosões de raios-X chamadas de explosões solares.

Esses eventos solares podem ameaçar nosso ambiente espacial até os distantes confins do Sistema Solar. Viajando no espço, o Observatório da Dinâmica Solar da NASA (Solar Dynamics Observatory, ou SDO), mantém um olho permanente sobre a estrela mais próxima.

O SDO captura imagens do Sol em 10 diferentes comprimentos de onda, cada um dos quais ajuda a destacar uma temperatura diferente do material solar. Neste vídeo, observamos e vivenciamos as imagens do SDO do Sol em detalhes impressionantes e inéditos.

Apresentadas em ultra alta-definição, o vídeo apresenta a dança do ultra quente material da estrela que nos dá vida em extraordinário detalhe, oferecendo uma visão íntima das grandes forças do sistema solar.

Créditos:: NASA’s Goddard Space Flight Center.

Este vídeo é de domínio público e pode ser baixado em: http://svs.gsfc.nasa.gov/12034

Se gostou desse vídeo, acompanhe os podcasts da NASA’s Goddard Shorts HD podcast: https://svs.gsfc.nasa.gov/vis/iTunes/f0004_index.html

E acompanhe o facebook da NASA Goddard Space Flight Center: http://www.facebook.com/NASA.GSFC

Ou ainda, seu Twitter: http://twitter.com/NASAGoddard

Trilhas musicais na ordem em que aparecem no álbum Deep Venture “Northern Stargazer” “Negative Thermal Expansion” “Photophore” “Osedax” “Retroreflector” Todas escritas e produzidas por Lars Leonhard http://www.lars-leonhard.de/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.