GATTAGA

Não há nenhum gene para o espírito humano.

Resultado de imagem para gattaca poster

O filme é um clássico da ficção científica sobre os impactos da Genética sobre a sociedade.

E apresenta as seguintes personagens: Vincent Anton (ETHAN HAWKE), Irene Cassini (UMA THURMAN), Detetive Hugo (ALAN ARKIN), Jerome Eugene (JUDE LAW), Investigador  Anton (LOREN DEAN), Diretor Josef (GORE VIDAL), Caesear (ERNEST BORGNINE), Dr. Lamar (XANDER BERKELEY) e Direção  de ANDREW NICCOL.

O nome “GATTACA” é composto inteiramente pelas letras usadas para simbolizar as bases de nucleotídeos do DNA. As quatro bases de nucleotídeos do DNA são: Guanina, Adenina, Timina e Citosina.

BEM VINDO AO MUNDO DE GATTACA

Graças aos avanços científicos realizados no final dos 1990, você é capaz, agora, de escolher a composição genética da criança que você quer trazer a este Bravo Mundo Novo! O que você vai escolher para seu bebê?

  • Olhos Azuis incríveis? Uma Visão perfeita?
  • Uma Inteligência Incrível?
  • Uma Natureza não violenta?
  • Uma Vida Média Longa?

Este é o questionamento fundamental que gera a trama do filme.

Quem é VINCENT ANTON FREEMAN

Resultado de imagem para gattaca

A personagem principal ia ser chamada de  Anton, mas seu pai ao saber dos resultados dos exames genéticos (não muito favoráveis), muda de ideia e o batiza de  VINCENT ANTON FREEMAN. Por que ele mudou o nome?  O nome possui uma composição de significados interessante:

  • VICENT  é de origem portuguesa significando o CONQUISTADOR.
  • ANTON (variante de Anthony) significa merecedor, digno de louvor, elogio, de valor. Santo Antonio é o santo patrono dos pobres. Outra origem é a variante de Anthony: altamente digno de valor de origem do nome de um clã romano. No século XVII, o significado de Anthony era associado com o grego ANTHOS significando flor que pode ser interpretado “aquilo que pode virar fruto”.
  • E finalmente, temos o sobrenome: HOMEM LIVRE.

A personagem, então, é alguém que precisa CONQUISTAR SEU VALOR PARA SER UM HOMEM VERDADEIRAMENTE LIVRE, DONO DE SEU DESTINO…

Quem é  JEROME EUGENE?

Resultado de imagem para gattaca

A personagem interpretada por Jude Law, JEROME, é um atleta magnífico destinado ao sucesso e glória esportivos  que ficou paralítico após uma tentativa de suicídio decorrente de uma derrota desportiva. Ele pede para ser chamado pelo seu nome do meio: EUGÊNIO.

  • Jerome, de origem grega, significa “de NOME SAGRADO”.
  • “Eugênio” também do grego: “BEM NASCIDO,” como Jerome é.

Mas o destino lhe roubou este “bem nascer”. A Eugênia (a ciência de melhorar as qualidades hereditárias de uma raça ou ramo) é o tema central do filme.

Assim, JEROME EUGÊNIO estava destinado à consagração e à perfeição! Mas, como viver, após perder essa condição.

Quem é IRENE CASSINI?

Resultado de imagem para gattaca

A personagem de Uma Thurman é chamada de IRENE CASSINI. Ela tem problemas cardíacos, jamais participará de uma missão espacial.

  • Irene é um nome de origem grega (que significa PAZ).
  • Cassini é o sobrenome do astrônomo franco-italiano do século XVII, Jean Dominique Cassini, que descobriu a proeminente lacuna nos principais anéis de  Saturno, como também suas gélidas luas:  Iapetus, Dione, Rhea e Tethys.

A missão espacial que está sendo preparada no filme é destinada ao planeta Saturno. Uma nave espacial está destinada a viajar para a grande lua de Saturno Titã.  A nave é chamada Cassini.

A personagem está “em paz” com sua situação: uma “astronauta” que jamais deixará o planeta Terra. Triste, mas conformada e não pretende correr riscos!

A Felicidade de seus filhos em GATTACA

Que tal a liberdade de nunca ter que se preocupar em SER GORDO, BAIXO ou CARECA? Isto parece uma Ideia atraente? Escolha cuidadosamente porque todo o futuro e destino de seus filhos vai depender desta decisão. O mundo de GATTAGA se esforça ao máximo pela perfeição e quanto mais perfeitos forem os seus filhos, mais chances ele ou ela terão de ter sucesso na vida.

E se acontecer de você ter um filho natural – os chamados “filhos da fé” – um lançamento genético de dados – fique alerta. Não há mais nada a fazer do que ter esperança e orar para que o seu filho seja feliz com sua menor parte na vida.

Este é o caso de Vincent Freeman, um jovem que foi concebido não em um laboratório, mas é fruto do amor. Nos antigos anos  90s, acreditava-se que tal criança teria maior chance de FELICIDADE. Tudo o que importava, então, era ter dez dedos nas mãos e nos pés. Mas atualmente, em GATTACA, isto não basta!

Quem é IN-VÁLIDO?

Rotulado como um “IN-VÁLIDO (SEM VALOR)“, um estigma atribuído aqueles que não são de “boa forma” genética, as falhas de Vincent no século XXI são aquelas que chamaríamos atualmente de virtudes. Ele é:

  •  propenso à paixões,
  • vulnerável a emoções e
  • acredita na possibilidade de alcançar seus sonhos e de se superar.

Ele está também ferozmente determinado a fazer qualquer coisa necessária dentro dos limites da razão à realização de suas ambições. Este é o motivo dele optar pelo intricado subterfúgio de enganar as autoridades e se tornar um respeitado navegador espacial na futurística Gattaca Corporation.

Ele está às vésperas de concretizar seu sonho de embarcar em um foguete lançado para Titã, a quarta lua de Saturno, quando um inesperado assassinato ameaça expor sua vida secreta. Pior do que ser banido como um impostor, ele enfrenta um destino  mais cruel, ser um homem inocente condenado como culpado de assassinato.

PROJETE SEU FILHO

O thriller futurista GATTACA convida o público a penetrar um futuro alternativo no qual “projetar pessoas” – forjadas em tubos de ensaio – é  um princípio que governa a sociedade e a genética determina o futuro de uma pessoa.

Neste mundo, uma pessoa com uma essência genética correta pode fazer qualquer coisa; mas uma pessoa com até mesmo um leve defeito ou até mesmo um potencial para um defeito é um prisioneiro de suas próprias células biológicas.

Vincent Anton Freeman é um jovem determinado a escapar de seu destino genético imperfeito e tornar os seus sonhos realidade. Quando criança, Vincent descobre que ele é diferente de seu irmão mais novo Anton, um bebê de “disco de Petri” que possui os genes perfeitos para o sucesso.

Enquanto Anton é forte, alto e possui visão perfeita, Vincent é fraco e doente e usa óculos – as marcas de sua inferioridade genética. Enquanto Anton recebe de seus pais orgulho, encorajamento e admiração constante, Vincent é mimado, tratado com compaixão e mantido em casa.

Não há nenhum gene para o espírito humano

Vincent descobre que isto é a chave para mudar seu destino.

Quando Vincent ganha de seu irmão caçula em uma corrida de natação, ele percebe que a força nem sempre vem do corpo, mas pode vir da vontade e do desejo. Ao contrário, seu humilhado irmão Anton permanece em silêncio sobre o ocorrido, sem nunca reconhecer o triunfo de seu irmão.

Pronto para se revoltar contras seu futuro proscrito, Vincent deixa sua casa, determinado a perseguir seu sonho de viajar ao espaço, de deixar a Terra e toda sua ordem opressiva e suposições para trás.

Vincent consegue o auxílio de German – nome que significa Guerreiro  (Tony Shalhoub), um falsificador de DNA que vende identidades falsas para pessoas “geneticamente inferiores”.

German coloca Vincent em contato com Jerome Eugene Morrow (Jude Law), um antigo espécime geneticamente superior que ficou paralítico em uma tentativa de suicídio e quer vender seu material genético primoroso para manter seu elevado nível de vida.

Genética, Tragédia e Sucesso

Graças à tragédia de Jerome, Vincent tem a chance de assumir a identidade de um homem destinado ao sucesso – um homem que poderia realizar tudo que Vincent desejava na vida simplesmente  porque seu perfil  genético dizia que ele podia, mas não seria fácil. Para ter sucesso, Vincent deve enganar uma sociedade que pode ler a identidade genética da pessoa com apenas uma gota de sangue, um floco de pele, uma gota de saliva.

Ele deve esconder de todos as suas imperfeições – alterar seus olhos míopes, aumentar sua altura geneticamente inferior com dores e cirurgias torturantes. E deve se preparar para um mundo de constante testes de Identidade Genética – ele deve manter:

  • sacos da urina de Jerome para testes inesperados de urina;
  • sacos com o sangue de Jerome colados a suas pontas de dedos para exames de sangue diários
  • e deve espalhar amostras de pele e de cabelo de Jerome por todo lugar que ele passe.

Apesar de todas estas medidas, ninguém acredita que Vincent vá conseguir, especialmente o desanimado Jerome, pois mesmo que ele possa enganar as máquinas com os fluidos e células da pele de Jerome, Vincent não é geneticamente capaz de atingir as elevadas exigências físicas e mentais requeridas à navegação espacial.

Será que ele conseguirá?

Subindo rapidamente os escalões da Gattaca Corporation, Vincent  Jerome acaba sendo escolhido como um do seleto grupo que irá explorar as fronteiras externas do sistema solar.

Ele também começa um romance com Irene (Uma Thurman), uma bela companheira de trabalho obcecada com seu próprio pequeno defeito de coração, que acredita que Vincent é o espécime superior que ele personaliza e passa a adorá-lo por isto.

Uma tragédia no caminho

Uma semana antes da missão ser lançada, Vincent acorda em um incrível pesadelo. O diretor da agência espacial foi assassinado e todos no programa espacial são suspeitos. Subitamente, o local de trabalho é invadido por policiais, comandados pelo  Detetive Hugo (Alan Arkin). Uma pesquisa expansiva das premissas por um zeloso Investigador (Loren Dean) revela a presença de um cílio  de um “In-Válido” próximo ao local do assassinato.

A detecção do status impostor de Vincent é, agora, quase certa – e seu destino está mais ameaçado do que nunca. Apesar de inocente, Vincent tem muito a esconder e tudo a perder.

Como uma caça entre gato e rato, Vincent precisa usar cada um de seus atributos naturais para manter a situação, sua verdadeira identidade camuflada e seus sonhos uma realidade.

Conseguirá Vincent escapar de seu destino em Gattaca?

O CENÁRIO DE GATTACA

Os  avisos dos endereços públicos  no quartel-general da construção da Gattaca Corporation estão em Esperanto, uma linguagem artificial (não cultural) inventada no século XIX.

A construção Gattaca (interiores e exteriores) é, na realidade, o Marin County Civic Center em San Rafael, CA. Ela foi projetada pelo famoso arquiteto americano Frank Lloyd Wright em 1957. É o maior projeto de Wright já construído, e foi construído principalmente após sua morte em 1959.

O domo central (proeminente na cena de limpeza do andar térreo contém a BIBLIOTECA municipal.

O ERRO DA ESCADA

Imagem relacionada

A escada no apartamento de Jerome tem a estrutura de uma dupla hélice, como o DNA, mas apresenta um erro estrutural químico sério. Descubra o que o modelo da escada DNA tem de errado!

A LIMPEZA

Os agentes do “FBI” são chamados de “HOOVERS,” uma referência ao legendário “top-G-man” J. Edgar Hoover, mas também uma clara referência a uma marca de ASPIRADOR DE PÓ. Há numerosas tomadas de aspiradores de pó sendo usados para coletar EVIDÊNCIAS DE DNA.

CENAS NÃO INCLUÍDAS NO DVD

  • A versão original da cena “Eight Day Center”. (Oitavo Dia da Criação). Aqui um médico oferece aos pais de Vincent a possibilidade de melhorar ainda mais o futuro de Anton, cobrando mais $5,000. Mas isto é recusado pelos pais.
  • É iniciado um relato sobre a missão feita pelo Diretor Josef. Ele é interrompido por Irene que lhe avisa que os investigadores desejam começar a testar todos os membros de Gattaca.
  • O detetive Hugo expõe Anton ao irmão de Vincent;
  • Caesar diz a Vincent para deixar os livros de lado e aceitar sua vida.
  • Logo antes de Vincent partir para Titã, ele visita Caesar e lhe dá um telescópio.

Quem não nasceria no mundo de GATTAGA?

Uma pequena sequência que mostra algumas pessoas famosas que poderiam não ter nascido se a ciência tivesse decodificado o DNA humano mais cedo:

  • Abraham Lincoln (Síndrome Marfan)
  • Emily Dickinson (Maníaca Depressiva)
  • Vincent van Gogh (Epilepsia)
  • Albert Einstein (Dislexia)
  • John F. Kennedy (Doença de Addison)
  • Rita Hayworth (Doença de Alzheimer)
  • Ray Charles (Glaucoma Primária)
  • Stephen Hawking (Esclerose Lateral Amyotrófica)
  • Jackie Joyner-Kersee (Asma)

Mas, afinal, quem é perfeito?

A última frase do filme é:

“Of course, the other birth that may never have taken place is your own”.

É claro, outro nascimento que poderia jamais ter ocorrido é o seu próprio.