SdC: Bioeconomia: Cuidando de um Futuro Sustentável para Todos!

Outubro é um mês especial para você se conectar e mergulhar no universo da Ciência e Tecnologia, pois é o Mês Nacional de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.  E no dia 26 de outubro, das 14h às 18h, o Espaço Ciência Viva convida a todos para mais um Sábado da Ciência, trazendo o tema

“Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

O evento faz parte da 16° edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre entre os dias 21 e 27 de outubro em todo o Brasil.

BioEconomia pode ser definida como uma forma de economia sustentável que reúne setores que utilizam a riqueza biológica e ambiental de forma consciente, coerente e eficaz para a preservação do meio ambiente e para o enfrentamento de desafios ambientais, sociais, econômicos e de saúde. Ela pode ser exercida por meio do reaproveitamento de recursos, da educação ambiental, do desenvolvimento e implementação de energias sustentáveis e novas formas de produção menos poluentes ou tóxicas à vida no planeta.

Focando no desenvolvimento sustentável e na sua relação com a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

No SdC, dentre as atividades já confirmadas, teremos:

  • OFICINAS lúdicas que contemplarão assuntos como saúde, vida na terra e a redução do consumismo.
  • O “FRENTE A FRENTE COM CIENTISTAS”, que desta vez terá como tema, o mosquito Aedes transgênico.

Além disso, para trazer mais conforto aos nossos visitantes, inauguraremos o Auditório Pedro Muanis Persechini, em homenagem ao cientista e imunologista, que foi cofundador do Espaço Ciência Viva e chefe do Laboratório de Imunobiofísica do Instituto de Biofísica da UFRJ.

Início

Fundado em 1982, o Espaço Ciência Viva segue a tradição de propor ao público, gratuitamente, um ambiente que mistura diversão, experimentação, descoberta e educação, contando com o apoio de muitas instituições parceiras, tais como:

  • Ver Ciência: Mostra Internacional de Ciência na TV, 25 anos divulgando a produção nacional e internacional de vídeos em educação científica. Este ano em DOSE DUPLA. além da programação om o tema da SNCT, apresenta também uma Mostra RETROSPECTIVA dos 25 anos! E a grande novidade: as instituições (escolas, universidades, museus, ONGs, etc.) podem se cadastrar e ter acesso aos filmes on-line para exibir em suas instituições.
  • IFRJ, UFRJ, UFF e Colégio Pedro II dentre outras, garantindo o seu compromisso com a pesquisa, a educação científica pública do país.

Em breve, a programação completa do evento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.