Inauguração do Auditório Prof. Pedro Muanis Persechini

Todos podem redescobrir e deixar desabrochar sua curiosidade natural, ousar perguntar, ousar procurar respostas, ousar responder e aprender analisar as respostas; todos podem sentir o prazer da descoberta e, a partir daí, descobrir como se descobrem coisas. E, sendo um pouco cientistas, entender melhor o processo científico. É a partir deste entendimento que cada indivíduo poderá se apoderar do conhecimento científico como um bem cultural, entender melhor as relações entre Ciência e a sociedade, saber como uma nova descoberta poderá influenciar sua vida, seu ambiente, seu planeta e, assim, participar do processo de desenvolvimento científico como atores desse processo e não apenas como meros coadjuvantes ou sujeitos passivos. (Pedro Muanis Persechini, Museus de Ciência e a popularização do conhecimento no Brasil, 2011, Field ACTions Science Reports  Journal)

No Sábado da Ciência – Bioeconomia: Cuidando de um Futuro Sustentável para Todos! – atividade integrante da 16a. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2019) – foi inaugurado o novo auditório do Espaço Ciência Viva em homenagem a um de seus fundadores, o Prof. Dr. Pedro Muanis Persechini.

Nesta oportunidade, foi dado início ao projeto de construção do Painel Pedro Muanis Persechini formado com fotos, documentos e instrumentos científicos usados pelo Prof. Persechini no  laboratório de Imunobiofísica do IBCCF da UFRJ, salas de aula e museus de ciências. Convidamos a todos os amigos e companheiros que queiram colaborar com o projeto a enviar suas fotos, objetos e memórias com o Prof. Persechini para o Espaço Ciência Viva!

Com a presença de familiares, ex-alunos, amigos e parceiros em projetos, pesquisas e lutas em prol da Ciência, foi inaugurado esse novo espaço vivo, destinado a cursos, oficinas, palestras, amostras de vídeos, bate papos com cientistas e muitas outras estratégias e meios de comunicação, divulgação e educação científica.

A reforma do espaço e inauguração do auditório foi possível graças ao apoio financeiro da FAPERJ, por meio do Edital de Difusão e Popularização da Ciência (E-26/010.003057/2014) para a Modernização e Melhoria das Ações de Divulgação Científicas no Museu Interativo Espaço Ciência Viva.

Encerrando e marcando a inauguração, a foto dos muitos colaboradores que sempre tornam os Sábados da Ciência mais Vivos!

Nosso obrigado a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.