Belezas no Céu de Maio.

Inspirado no texto de Preston Dyches, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, What´s Up do mês de Maio.

Imagens geradas com o Software livre Stellarium.

Capa: Constelações do céu de maio por volta das 22h.

Que belezas celestes você poderá ver no céu de maio de 2020?

 Vênus, Sirius e a Via Láctea? Marte, Júpiter e Saturno? Lua? SIM, mas não todos ao mesmo tempo. Programe seus relógios.

Com tantos de nós preservando nossas famílias, amigos, colegas e profissionais de saúde, ficando em casa nos dias de hoje, sugerimos aqui 3 momentos para você olhar e se encantar com o céu de maio.

Como estamos entre o início do Outono e início do Inverno, conheça as Constelações dessas estações. Elas podem estar visíveis antes ou depois da meia-noite, com muitas histórias para ler e contar.

Primeiro Momento: Ver o por do Sol e depois olhar o céu noturno na região do poente

Olhando para o oeste na hora após o pôr do sol, eis os objetos brilhantes que você provavelmente poderá ver:

  • O objeto mais próximo é o planeta Vênus em nosso próprio sistema solar, a cerca de 35 milhões de quilômetros da Terra. Mais próxima do Sol do que a Terra, Vênus vai se por um pouco depois do Sol, mais a noroeste.
  • Depois, o próximo é a estrela Sirius. É a estrela mais brilhante do nosso céu, e também uma das mais próximas, a cerca de 9 anos-luz de distância. Se você imaginar um ponto subindo direto do Oeste, encontrará Sírius facilmente.
  • Várias outras estrelas brilhantes no céu da noite de maio estão a algumas dezenas de anos-luz de distância.
  • Muito mais longe está a estrela gigante vermelha que forma o ombro de Orion, Betelgeuse, a cerca de 500 anos-luz da Terra.
  • E embora você possa não ser capaz de vê-la tão intensamente como na imagem, uma fraca faixa da Via Láctea se estende pelo céu. Imagine um arco ligando Vênus, Betelgeuse e Sírius – é exatamente a direção da Via Láctea neste momento da noite.

 Então, ao olhar para o Oeste no céu noturno de maio, imagine viajar pelas inúmeras estrelas em nossa galáxia, em direção às bordas externas, a milhares de anos-luz de distância.

Segundo Momento: O Céu da Meia-Noite

Se você acordar ou olhar para o céu à meia-noite, o céu já estará bem diferente. Vênus, Sírius e Betelgeuse já terão se posto e novos astros estarão nascendo ou nascido perto do nascente.

  • A Lua será o astro mais brilhante e já estará a uma boa altura de observação.
  • Um pouco abaixo da Lua, teremos os planetas Saturno e Júpiter próximos um do outro.
  • E a Via Láctea terá “mudado de direção” (ou terá sido você). Ela estará numa linha quase perpendicular a linha que liga Lua, Saturno e Júpiter.

Você poderá acompanhar seu movimento aparente no céu durante todo o restante da noite.

Terceiro Momento: Antes do Sol Nascer

Você terá uma perspectiva diferente olhando para o céu uma hora antes do nascer do sol.

Um pouco mais inclinados para o sul, os objetos mais próximos serão:

  • a Lua, depois Marte, Júpiter e Saturno. Isto mesmo Marte nasceu para acompanhar Saturno e Júpiter.
  • A estrela de rotação rápida Altair (mais próxima de Saturno e Júpiter) e a estrela Fomalhaut (mais próxima de Marte), com seu disco de detritos e planeta em órbita, distantes a 17 e 25 anos-luz da Terra, respectivamente, estarão visíveis bem alto no céu. 
  • E o céu da manhã de maio também terá sua própria estrela gigante vermelha muito distante: Antares (Escorpião), a 554 anos-luz de distância.
  • E, cruzando o céu, entre Antares e a Lua, visível sob um céu muito escuro, está a Via Láctea. Próximo de Antares e da Lua, você estará olhando para o centro da Via Láctea – densamente repleto de estrelas e um buraco negro supermassivo, a cerca de 27.000 anos-luz da Terra.

E tudo isto estará a sua disposção para te surpreender, encantar com um magnífico oceano cósmico profundo. 

Esperamos que isso traga algum conforto, saber que fazemos parte dessa beleza e que somos capazes de percebê-la e admirá-la.

2 Comments on “Belezas no Céu de Maio.”

  1. Hi my friend! I wish to say that this article is awesome, great written and come with approximately all important infos. I would like to see more posts like this .

  2. A person essentially help to make seriously articles I would state. This is the very first time I frequented your website page and thus far? I amazed with the research you made to create this particular publish incredible. Fantastic job!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.