Astronomia sem Telescópio: Grande Semicírculo Azimutal

Capa: Semicírculo azimutal. Parque Astronômico La Punta.

Série AST: Astronomia sem Telescópio. Instrumentos.

Adaptado de Horacio Tignanelli, El Solar de las Miradas, no Parque Astronómico La Punta. PALP.

Entre os instrumentos construídos pelo astrônomo dinamarquês Tycho Brahe durante o século XVI, o Grande Semicírculo Azimutal se distingue pelo seu porte e pela sua utilidade.

O original de 1588 foi construído em metal e madeira. Brahe tratava a madeira com uma mistura de azeite e chumbo, para preservá-la de possíveis deformações que poderiam sofrer por permanecer à intempérie.

Este instrumento foi usado para determinar a posição de um astro na esfera celeste, mediante a medida das coordenadas: azimute, altura e distância zenital.

Consta de duas peças fundamentais: um aro horizontal e um arco vertical.

Aro horizontal

Se trata de um anel metálico de 1,55 m de diâmetro, que representa o horizonte do lugar. Sobre esse anel era gravada uma escala graduada, em unidades sexagesimais (graus, minutos e segundos), sobre a qual se determina a coordenada azimute, que localiza o ponto sobre o horizonte onde pode ser projetado o astro, segundo um plano perpendicular ao mesmo.

O aro horizontal possui dois eixos diametrais e está colocado sobre cinco pilares, um deles no centro do anel, no cruzamento de ambos os eixos diametrais.

No pilar central é montado o eixo sobre o qual gira o arco vertical ou semicírculo de alturas.

Arco vertical

Se trata de um semicírculo, móvel, de 2,33 m de diâmetro, montado perpendicularmente ao aro horizontal. Esta peça serve para medir as coordenadas altura e/ou distância zenital, e materializa o círculo de altura de um astro; para isso, inclui uma escala graduada, gravada em sua borda circular.

Para determinar um ângulo sobre o semicírculo, se usa uma vara reta que materializa a visualização do astro.

Essa vara gira em uma das extremidades do semicírculo vertical, deslizando sobre sua escala graduada.

As três figuras femininas que coroam o Grande Semicírculo Azimutal

Ao centro, a musa da Astronomia, Urânia. A sua direita, a Geometria e à esquerda, a Aritmética.

As três representam também ramos da Matemática grega.

Urânia, Musa da Astronomia, vista por artistas.

Aritmética (Uma das Artes Liberais, Ramo da Matemática grega), vista por artistas.

Geometria (Uma das Artes Liberais, Ramo da Matemática grega), vista por artistas.

Como o semicírculo pode girar sobre um eixo, é possível dirigir o visor para o astro em qualquer direção horizontal.

Segundo registros da época, o Grande Semicírculo Azimutal teve diversas ornamentações que se referiam à Astronomia. Na parte superior do semicírculo de alturas, tinha três esculturas, cada uma das quais representava uma mulher com túnica grega. A de maior altura, posicionada sobre o eixo do instrumento, ficava Urania, a musa grega da Astronomia, considerada então, um dos quatro ramos da Matemática grega, e talvez a mais importante da filosofia natural, por estudar os movimentos celestes (“eternos e perfeitos”).

Seguindo o contorno do arco vertical, um pouco mais baixo que Urania e à mesma distância dos dois lados daquela musa, haviam duas figuras femininas: uma donzela representando o rama da Matemática – a Geometria, com triângulos em suas mãos e, do outro lado, outra jovem que representava outro ramo da Matemática – a Aritmética – oferecendo números e outras figuras à Urania.

A pesar de seu grande tamanho, o instrumento original de Brahe podia ser totalmente desmontado, para facilitar seu traslado e sua montagem em outros lugares.

NO EL SOLAR DE LAS MIRADAS

O Grande Semicírculo Azimutal que montamos no El Solar de las Miradas foi disposto sobre cinco postes de 150 cm de altura sobre o nível da base, feitos com madeira semidura (angico) e de seção quadrada de 10 cm de lado. O diâmetro do aro horizontal é de 160 cm, do arco vertical é de 233 cm. E o eixo central, por sua vez, é de 290 cm de largura.

As figuras femininas que adornam o instrumento são planas, feitas em chapa de ferro e possuem um tamanho de 40 cm de altura por 25 cm de largura. Todos os materiais foram tratados especialmente para suportar a intempérie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.