Astronomia sem Telescópio: Plinto de Ptolomeu

Capa: Quadrante de Ptolomeu, Parque Astronômico La Punta.

Série AST: Astronomia sem Telescópio. Instrumentos.

Adaptado de Horacio Tignanelli, El Solar de las Miradas, no Parque Astronómico La Punta. PALP.

O Zócalo, Quadrante ou Plinto de Claudio Ptolomeu está descrito em “O Almagesto” e foi usado para determinar a altura do Sol ao meio-dia.

O meio-dia local ou culminação solar ocorre em diferentes alturas ao longo dos dias durante o ciclo anual solar.

Essas observações, quando realizadas nos solstícios, permitiam aos astrônomos determinar a obliquidade da eclíptica e a latitude do local de observação.

Na data do solstício de verão, o Sol alcança sua máxima altura sobre o horizonte; e a mínima ocorre no solstício de inverno.

COMO É CONSTRUÍDO?

O instrumento consiste em um bloco único de pedra ou de madeira, de faces planas, colocado sobre o piso e nivelado com cuidado mediante pequenas cunhas colocadas abaixo de sua estrutura.

Uma das faces do bloco é disposta no plano do meridiano local e, em seguida, se posicionam dois pregos ou parafusos, pequenos e cilíndricos, acima e abaixo do canto dessa face.

O prego mais alto cumpre o papel do indicador de um Gnômon, já que projeta uma sombra sobre um quadrante gravado sobre a face. Desse prego pende o fio de um prumo que deve cair exatamente sobre o prego inferior quando o quadrante estiver nivelado.

Dado que o prego projeta uma sombra de considerável grossura, sobre a escala, torna-se necessário l0er ambas as bordas da sombra e realizar uma média das leituras.

Um inconveniente sério neste tipo de instrumento é que o Sol pode projetar uma sombra sobre a face do plinto somente antes ou depois do meio-dia, dependendo da superfície mirar para o leste ou para o oeste; e deste fica difícil julgar o momento exato do meio-dia verdadeiro.

Tal inconveniente foi posteriormente superado substituindo o dispositivo dos pregos e da sombra por um braço articulado; este tipo de instrumento, chamado Quadrante Mural, foi usado pelo astrônomo Tycho Brahe no observatório de Uraniburgo, na Ilha de Hven (Dinamarca).

NO EL SOLAR DE LAS MIRADAS

O Plinto de Ptolomeu montado no El Solar de las Miradas é composto de um muro vertical de 20 cm de espessura, 180 cm de altura e 180 cm de largura, sobre o qual foi inscrito um quadrante circular de 260 cm de diâmetro, graduado com unidades sexagesimais.

Os pregos do instrumento são de ferro e, como o resto dos materiais, foram tratados especialmente para suportar as intempéries.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.