Astronomia sem Telescópio: Globo Terrestre Paralelo

Capa: Globo terrestre paralelo no Parque Astronômico La Punta.

Série AST: Astronomia sem Telescópio. Modelos.

Adaptado de Horacio Tignanelli, El Solar de las Miradas, no Parque Astronómico La Punta. PALP.

Se trata de uma esfera que representa a Terra, com a mesma orientação que nosso planeta está no espaço.

Existem dois tipos de globos astronômicos:

  • os que representam à Terra.
  • e os que representam a Esfera Celeste.

Este tipo de globo fez parte do instrumental de trabalho habitual dos antigos astrônomos e geógrafos, que lhe davam diversas aplicações.

A orientação desta representação da esfera terrestre em um lugar determinado da Terra, se obtém prolongando uma linha que emerge do polo elevado no lugar, projetando-o no céu; isto permite identificar a direção do polo sul celeste no céu do local.

Sobre o Globo Terrestre Paralelo se pode observar como o Sol produz os mesmos fenômenos que origina sobre a Terra real e ao mesmo tempo.

Concordamos com Nicoletta Lanciano quando afirma que se trata de um

modelo útil para raciocinar sobre nossa posição em nosso planeta.

Nicoletta Lanciano é educadora italiana em astronomia e autora de livros sobre jardins astronômicos e atividades educativas em astronomia.

COMO É CONSTRUÍDO?

Qual a diferença do Globo Terrestre Paralelo aos globos terrestres convencionais normalmente encontrados, por exemplo, na escola?

Geometricamente, um globo terrestre comum é um modelo similar à Terra. O Globo Terrestre Paralelo mostra, além disso outras características:

  • Seu eixo é paralelo ao eixo do mundo. No El Solar de las Miradas, esse eixo está dirigido exatamente ao polo sul celeste.
  • Todo plano tangente em um ponto qualquer do Globo Terrestre Paralelo é paralelo ao plano do horizonte local correspondente sobre a Terra.
  • No local onde está montado este artefato, o horizonte do observador fica paralelo ao plano tangente do Globo Terrestre Paralelo em seu ponto mais alto, de modo que todo o globo fica abaixo do mesmo, tal como qualquer pessoa possui todo o mundo abaixo de seus pés. O modelo montado no El Solar de las Miradas possui como ponto mais alto a localidade de La Punta (San Luis, Argentina).

NO EL SOLAR DE LAS MIRADAS

O Globo Terrestre Paralelo montado no El Solar de las Miradas se trata de uma esfera de 120 cm de diâmetro, construída em cimento armado.

O aspecto dos continentes se obtém com um leve sobrerelevo e com pintura.

O instrumento foi inserido em uma base horizontal deixando visível somente o hemisfério que possui à localidade de La Punta (San Luis, Argentina) como ponto mais alto. Todos os materiais foram tratados especialmente para suportar a intempérie.

Uma criança posicionada sobre o Globo Terrestre Paralelo experimenta como o planeta fica abaixo de seus pés. A foto, tomada na inauguração do El Solar de las Miradas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.