Astronomia Sem Telescópio: Retangulus

Capa: Retangulos no Parque Astronômico La Punta.

Série AST: Astronomia sem Telescópio. Instrumentos.

Adaptado de Horacio Tignanelli, El Solar de las Miradas, no Parque Astronómico La Punta. PALP.

No século XIII era usado como um sofisticado instrumento astronômico, chamado Torquetum ou Turketum, característico da Astronomia medieval e da tradição ptolemaica.

A origem do nome não é certa, provavelmente é do latim, Torqueri “rotação, torção”, mas aparentemente, também na Idade Média associado ao turcus “Turco”. A origem do instrumento também é desconhecida. É possivelmente uma invenção árabe, frequentemente associada a Gabir ibn Aflah (Geber), que descreveu dois instrumentos na primeira metade do século XII, mas que pode, na melhor das hipóteses, serem considerados precursores.

Sua estrutura é composta de uma série de placas inclinadas e giratórias.

A placa inferior do Torquetum está colocada sobre uma espécie de cavalete para poder ser inclinada de acordo à latitude do lugar de observação e colocada no plano do meridiano local. Sobre essa placa inferior articula outra que representa o plano da eclíptica, colocada formando um ângulo de 23,5° em relação à primeira.

Esta segunda placa possui um par de círculos graduados, semelhantes aos de um teodolito, com um alidade (ponteiro) para observar.

A utilidade do Torquetum era apreciada para realizar observações e estimações de diferentes coordenadas simultaneamente.

NO EL SOLAR DE LAS MIRADAS

O Retangulus incluído no El Solar de las Miradas, é uma versão esquemática do Torquetum, inventada pelo fabricante de relógios Riccardo de Wallingford (1292-1336), chefe dos astrônomos de Merton, no ano 1326.

O Retangulus forma parte da coleção de instrumentos de mão, guardados na Torre de Observação. Para sua construção empregamos bronze laminado de 1 mm de espessura, ferro de 19 mm por 1,2 mm, e madeira para a base.

Seus seis círculos (3 maiores e 3 menores) articulam em dois pontos com o eixo central que atravessa o sistema.

O diâmetro dos três círculos internos é de 15 cm, enquanto que o dos círculos externos é de 20 cm.

A vareta que representa o eixo é de 30 cm de comprimento por 0,6 cm de diâmetro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.