Astronomia Sem Telescópio: Elipse de Jardineiro

Capa: Elipse de Jardinheiro, Parque Astronômico La Punta.

Série AST: Astronomia sem Telescópio. Modelos.

Adaptado de Horacio Tignanelli, El Solar de las Miradas, no Parque Astronómico La Punta. PALP.

Se trata de um dispositivo simples para que o visitante possa perceber e construir a figura de uma elipse.

Reproduz o chamado método do jardineiro, chamado assim porque séculos atrás era um procedimento habitual para dar essa forma aos canteiros com flores. Se trata de um par de postes separados por certa distância um do outro; cada um deles é um dos focos da elipse a construir.

A cada poste se atam os extremos de uma corda, de extensão tal que permita a um visitante mantê-la esticada a certa distância da linha de união dos postes.

Movendo-se ao redor dos postes, até um lado e outro da linha que os une, mantendo a corda sempre esticada, conseguimos traçar caminhando, em um piso de areia, a figura de uma elipse.

NO EL SOLAR DE LAS MIRADAS

Foi construído um cordão de proteção de cimento de seção quadrada, com 20 cm de lado. Esse cordão é o contorno de um espaço circular de 300 cm de diâmetro.

Dentro desse espaço, coberto de areia, foi colocado dois postes quadrados de madeira semidura (angico) de 10 cm de lado e 40 cm de altura sobre o nível do piso.

Todos os materiais foram tratados especialmente para suportar a intempérie.

O laço usado no traçado da elipse é uma soga comum, guardada na Torre de Observação para evitar sua deteriozação.

O traçado da figura é feito com o visitante pegando a corda, esticando-a e se movendo entorno dos postes (focos da elipse). Com cordas de diferentes comprimentos, se formam distintas elipses.

CONSTRUA A SUA ELIPSE COM LÁPIS E ALFINETES E UM CORDÃO

Faça a sua versão caseira (ou para seu jardim) da Elipse de Jardineiro.

Você pode experimentar variar a distância entre os alfinetes (focos) e observar o que acontece com a sua forma.

Os matemáticos inventaram outros métodos e “máquinas” mecânicas para construir elipses – as chamadas “Ellipsographics Machines”. Por exemplo, veja o Tresmalho de Arquimedes, construído pelo Prof. Bruce Yaeny. E investigue outras máquinas de construir elipses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.