Todos Juntos contra as Doenças Negligenciadas , Literatura de Cordel.

Crédito VideoSaúde Distribuidora,25/05/2020. Imagens: Frames dos vídeos ‘Tuberculose’ e ‘Malária’ – Direção: Zezão Castro

Doenças que atingem especialmente populações pobres no Brasil e no mundo, abordadas por meio da comunicação instantânea, direta e popular da literatura e música em cordel.

Com essa proposta, Todos juntos contra as doenças negligenciadas, série de curta metragens em animação, promete também ter um grande alcance.

A produção é fruto de edital do selo Fiocruz Vídeo, cujos filmes foram exibidos pela primeira vez em dezembro passado em sessões na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.

A série conta com legendas em inglês e espanhol e, recentemente, foi convidada a integrar acervo da Organização Mundial de Saúde (OMS) visando ações de comunicação e educação. 

A trama da série reúne conteúdo revisado por especialistas da Fiocruz. Em uma praça do Brasil, um repentista, uma dupla de médicos e uma senhora animada sacam seus pandeiros, viola e sanfona para mostrar, em um cordel musicado, como combater doenças negligenciadas que atingem as populações mais pobres do país. As rimas mostram atitudes cotidianas que ajudam a evitar a disseminação de enfermidades como

Acesse a playlist aqui .

“Tanto o tema da série, pessoas negligenciadas por assim dizer, quanto a forma como ele é  comunicado, cordel musicado, tem um alcance importante. É preciso falar, comunicar e ampliar a visibilidade das doenças negligenciadas. Nada melhor que o cordel e seu lirismo e beleza pra isso”,

salienta Wagner Oliveira, editor executivo do Selo Fiocruz Vídeo, desenvolvedor do edital, que está lançando a animação. 

Jornalista, Cineasta e Cordelista Zezão Castro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.