Chakras Yantras, Rodas Equatoriais

Chakra, roda.

É composto por dois instrumentos independentes.

Função

O Chakra Yantra é um instrumento de anel que mede as coordenadas globais de declinação e o ângulo da hora de um objeto celeste. Instrumentos duplicados para permitir a comparação de suas leituras. Também usa um tubo de observação com ponteiro para fazer leituras. A declinação é lida fora da escala circular no anel enquanto o ângulo de hora através das placas circulares na extremidade do pivô sul.

Entre os dois Yantras Kapali, há também dois instrumentos circulares emoldurados em pilares de pedra. Ambas são feitas de sete ligamentos, de modo que, diferentes estações não afetam as leituras, e tem escala graduada de 0° a 360°. O instrumento circular tem um buraco no meio para que outro instrumento possa ser colocado para as observações. Os instrumentos metálicos são livres para se mover porque possuem dobradiças para livre circulação em ambas as extremidades. Quando movemos esses instrumentos circulares, eles giram paralelamente ao eixo da Terra, e apontam para o polo.

Para descobrir o horário de passagem meridiana e a declinação de um determinado planeta, colocamos um tubo metálico, cujos extremos estão tocando o círculo graduado, no buraco médio do instrumento. Através deste tubo vemos o objeto celeste em particular; a leitura coincidindo no círculo representa a declinação deste objeto em particular, e a posição do disco sul indicará o horário da passagem meridiana.

Forma

Estes são dois instrumentos de anel montados, entre os Kapalas, em três postes verticais alinhados ao longo do eixo norte-sul.

Os aneis são pivotados para girar livremente sobre um diâmetro paralelo ao eixo da Terra.

Há uma placa circular de diâmetro de 51 cm nas extremidades do pivô sul de ambos os aneis, paralela ao plano do equador e dividida em graus.

Material

Os aneis são feitos de latão moldado pesado e os postes são de pedra.

As placas circulares também são de latão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.