Râms Yantras grandes.

Instrumento de altitude / azimute.

Compreende um conjunto de dois instrumentos complementares.

Função

Sua função principal é medir a altitude e azimute de objetos celestes, incluindo o sol.

O procedimento para medir as coordenadas à noite com um Rama Yantra é semelhante ao empregado para o Jai Prakash.

O Ram Yantra pode medir as coordenadas locais de altitude e azimute de um objeto celeste.

Ram Yantra, como indicado pelo seu nome, é um instrumento muito útil para os astrônomos descobrirem a distância ao zênite e a altitude do Sol. A beleza do instrumento é que ele nos dá leituras diretas. Basicamente, o instrumento consiste em dois edifícios de pedra circular. Se os unirmos, torna-se um instrumento. Assim, um é complementar ao outro. Eles são construídos a uma distância razoável. No centro do instrumento é fixada uma haste perpendicular, que é da mesma altura do próprio edifício. Como mostrado na figura, cerca de três metros acima do solo, triângulos horizontais de pedra, seis em número são fixos. Os mesmos seis estão fixados no segundo instrumento. Eles são doze em número, desta forma podemos medir as leituras a qualquer momento.

Estas lajes de pedra triangular são graduadas de 90° a 45°, enquanto as graduações de 45° a 0° estão na parede circular. A altura desta parede acima dos setores é igual ao raio da haste à parede circular. Desta forma, quando o Sol está a menos de 45°, acima do horizonte, o fim da sombra da vara cai nas paredes, e quando a altitude do Sol é maior que 45°, o fim da sombra cai sobre as lajes de pedra triangulares. Estas placas são as placas das tangentes.

Quando o fim da sombra da vara cai sobre as paredes graduadas, contamos as formaturas do topo das paredes para descobrir a altitude deste tempo em particular. Enquanto o fim da sombra cai sobre os setores, contamos as graduações da vara para fora para dar a distância zênite ou o elogio da altitude.

À noite, a altitude é calculada colocando o olho em uma determinada estrela. O olho e a estrela onde coincidem, seja em formaturas de paredes ou placas triangulares, é a altitude desta estrela em particular e desta forma a altitude de outras estrelas são calculadas. Este também é um instrumento pelo qual conhecemos o movimento das estrelas e, portanto, as previsões meteorológicas.

Forma

O Grande Ram Yantra é um conjunto de duas estruturas cilíndricas com setores radiais de 12 e 18 graus, respectivamente, cortadas na superfície vertical e superfície horizontal que ocorre a uma altura de 1,12 m da plataforma base. As duas estruturas complementares têm 4,48 m de altura e diâmetro interno de 6,95 m. Eles estão abertos na parte superior, com um anel unindo as lacunas alternadas nos setores e a altura do cilindro (excluindo a estrutura de suporte de 1,12 m) é igual a seu raio. Um lance de escadas leva ao topo do cilindro.

As camadas estão inscritas em toda a superfície interna. No interior de cada Yantra está um poste vertical de cerca de 8cm em diâmetro, e aproximadamente da mesma altura da altura do tambor. Há um conjunto de três entalhes horizontais em ambos os lados da superfície radial da parede do tambor, para permitir a inserção de tábuas de madeira para um observador sentar-se para fazer leituras noturnas.

Material

Plataforma circular em blocos de quartzito colocados à moda do altar védico – primeiro eixo oeste leste, depois eixo norte sul, depois o limite de marcação do círculo, seguido por blocos que preenchem os quadrantes em faixas alternativas leste oeste e norte sul. Plinths de pilares em alvenaria de pedra sálida (sem argamassa), camada de blocos altos seguidos de curso de cabeçalho de finas lajes de pedra plana. Setores horizontais de pedra são quartzito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.