Kapali Yantras, as bacias hemisféricas

Kapâla, (Kap: xícara, tigela) / ali, todos.

Compreende um conjunto de dois instrumentos complementares.

Função

Eles são dois instrumentos e têm forma de tigela, como Jai Prakash Yantra. O horizonte deles tem as graduações de 0° a 90° e 90° a 180° e os vários nomes dos doze signos do zodíaco estão inscritos.

A Kapali Oriental é utilizada apenas para resolver os problemas astronômicos graficamente. Não é feita para observar, mas para transformar graficamente o sistema de coordenadas horizontal para o sistema equatorial e vice-versa para a latitude de Jaipur, eliminando a necessidade de longos cálculos trigonométricos esféricos.

A Kapali Ocidental é usada para descobrir o Azimute, Altitude, Hora de Passagem no Meridiano, declinação do Sol, hora local, etc., com a ajuda da sombra do anel circular e das formas da Kapali. É projetada para medir as coordenadas do Sol no horizonte e os sistemas equatoriais e indicar a hora local.

Forma

Duas tigelas côncavas hemisféricas dispostas no eixo oeste leste em uma plataforma comum. No fundo de cada tigela há um buraco de drenagem. Fios cruzados estendidos entre pontos cardeais marcados na borda agora substituídos por uma pequena placa circular com um buraco no meio.

Material

Plataforma de alvenaria de pedra, a tigela cobertas com mármore.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.