Sasthamsa Yantra

Shasthansa, bestial.

É composto por quatro instrumentos independentes, dois em cada câmara.

Função

Quatro unidades de um relógio de Sol meridiano em uma câmara escura sobre a qual uma imagem do Sol do meio-dia indica sua declinação e distância ao zênite. A escala de declinação está inscrita para ângulos de medição de 23,30 N a 23,30 S e a escala de Zênite gravada para ângulos de medição de 0 a 60 graus.

É o mais acurado de todos os instrumentos do observatório, para descobrir a distância Zênite e a declinação. Não é nada além de um instrumento sextante, que tem dois arcos graduados, de 60 graus cada, feitos de mármore branco. Fica adjacente à parede oriental e ocidental da sala escura de Samrat Yantra.

Forma

(Câmera à esquerda).

Localizados dentro de câmaras elevadas em ambos os lados do Grande Samrat Yantra, os quadrantes do Samrat repousam contra essas câmaras.

Instrumentos dentro de câmaras são acessíveis através de portas ao norte e ao sul. As câmaras incluem duas unidades de Sasthamsa ou escalas de 60 graus, cada uma ao longo das duas paredes leste e oeste.

As paredes são separadas por um corredor de 2 metros de largura. Na altura de 9 m do solo, acima da extremidade sul dos degraus, há uma placa de metal com orifício de pino.

Logo abaixo da parede dos dois quadrantes de Samrat Yantra, uma pequena porta nos leva a uma sala escura ou a uma câmera com buraco de pino. Nesta câmara, nenhum raio de luz pode encontrar seu caminho exceto através de duas aberturas quadradas no alto da parede sul. Todos os dias ao meio-dia, o sol brilha através desses pequenos buracos, pelo espaço de cerca de um minuto e a luz cai sobre os arcos circulares.

Cada arco é graduado em 60 graus e fica na direção norte-sul no plano do meridiano. Assim que o raio no meio do dia cai nesta escala graduada no arco, observamos a distância do zênite, o meridiano de Sol, altitude e declinação, etc. Porque nessa época o Sol atravessa o meridiano local. Há quatro desses arcos, dois em cada câmara. Eles são feitos de mármore de gesso e possuem 8,5m de raio.

Material

Alvenaria de pedra com gesso de cal. As camadas são cobertas superficialmente com mármore.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.