Observatórios Indianos a olho nu de Jai Singh II.

Série Astronomia Sem Telescópio.

Yantras = instrumentos, máquinas, suportes.

Jantar Mantar = “instrumentos para medir a harmonia dos céus”.

Sawaii Jai Singh estava, no entanto, buscando uma imagem mais clara de todo o céu e dos sistemas que o governavam, para os quais seus Yantras eram eminentemente adequados. Anisha Shekhar Mukherji, jantar mantar: Observatório do Maharajah Sawaii Jai Singh em Delhi. Sobre o motivo pelo qual Jai Singh optou por não usar telescópios em seus observatórios.

Maharajah Sawaii Jai Singh II construiu 5 observatórios no norte da Índia entre 1724 e 1730. a decisão de construir vários observatórios a grandes distâncias um do outro foi em parte uma busca pela precisão; a capacidade de comparar leituras de diferentes coordenadas.

Os observatórios, ou “Jantar Mantars“, como são comumente conhecidos, incorporam vários edifícios de forma única, cada um com uma função especializada para medição astronômica. Essas estruturas, com suas impressionantes combinações de formas geométricas em grande escala, cativaram a atenção de arquitetos, artistas e historiadores de arte em todo o mundo, e ainda permanecem amplamente desconhecidas para o público em geral.

Mas os observatórios também podem ter desempenhado um papel no fortalecimento da posição política de Jai Singh nas regiões onde ele ganhou autoridade. Também é digno de nota que os locais escolhidos por Jai Singh têm significado histórico, político ou religioso:

  • Delhi era uma cidade antiga e a sede do Império Mughal.
  • Jaipur foi fundado por Jai Singh em 1726 para se tornar o novo capitólio de seu reino.
  • Ujjain era a antiga capital da província de Malwa e está localizada no meridiano de referência estabelecido pelos antigos cânones hindus da astronomia.
  • Varanasi era um antigo centro de aprendizado e, supostamente, a cidade mais antiga e continuamente habitada do mundo.
  • Mathura era a lendária cidade de Krishna.

O primeiro a ser construído foi o observatório de Delhi em 1724 e o último a ser concluído foi o observatório de Jaipur, em cerca de 1738. Dos cinco observatórios, todos, exceto o observatório de Mathura, ainda existem e são abertos ao público.

Jantar Mantar: O Observatório de Jaipur

O Observatório foi construído em estilo hindu, embora influenciado por estilos islâmicos e gregos. Mesmo assim, Sawai Jai Singh melhorou a técnica e construiu instrumentos de alvenaria para chegar a cálculos minuciosos com precisão.

A manutenção deste observatório é bastante satisfatória, sendo um ponto turístico da Divulgação Científica em Astronomia. Sua grande reparação e construção de instrumentos com mármore foi executada sob a supervisão de Chandra Dhar Sharma Guleri na época do Maharajá Sawai Madho Singh II, em 1901 d.C.

O Observatório de Jaipur é um dos maiores observatórios de cinco observatórios construídos pelo Maharajá Jai Singh e contém uma vintena de instrumentos diferentes. Vamos conhecê-los.

Jantar Mantar : O Observatório de Delhi

Unicode

Jantar Mantar: Observatório de Ujjain

Jantar Mantar: Observatório de Varanasi

Fontes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.