Livro “Vírus: Simulacro da Vida?”

Série: CIÊNCIA, SAÚDE E CORONA VÍRUS

Livro infantil: coronavírus.
Arte e Ciência: pintando e conhecendo coronavírus.
Livro Vírus: Simulacro da Vida.  
Fiocruz: notícias o Covid-19.
Medo, Verdades e Mentiras sobre coronavírus.
Manifesto da SBPC – COVID-19.
Ciência Brasileira responde à crise de coronavírus.
Nosso Mundo em Dados: COVID-19.

Artigo original de Safira Campos, GPEA, Universidade Federal de Mato Grosso.

Em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) acaba de publicar o livro

‘Vírus: simulacro da vida?’

de autoria dos professores e pesquisadores Michèle Tomoko Sato, Déborah Luiza Moreira S. Santos e Celso Sánchez Pereira.

A publicação traz discussões sobre a pandemia do novo coronavírus sob as óticas ambiental, sociológica, política e artística

“Preocupados com a pandemia, sobretudo porque há muito desconhecimento da causa, resolvemos criar nosso caderno de balbúrdia. Além do vigor de vírus e morcegos, deixamos nosso olhar político sobre o mundo e adicionamos alguns sonhos ao amanhã pelas mãos da educação ambiental”,

informa a mensagem divulgada pelos autores. 

O livro levanta questões sobre a natureza e funcionamento dos vírus e a relação entre o morcego ferradura e o novo coronavírus que se espalhou pelo mundo. Para além disso, a publicação discute a crise global de saúde sob a perspectiva sociológica e cultural de povos indígenas, como os Huni Kuin (Kaxinawa), do estado do Acre. 


“A antropóloga Els Lagrou (2020), narra maravilhosamente bem sobre a história dos morcegos na tribo Huni Kuin do Acre. Este povo acredita que os humanos adoecem porque ingerimos outros seres, e a natureza lança uma espécie de feitiço “nisun”, que resulta em doenças e mortes. As pandemias não são causadas por vírus ou morcegos, senão pela própria humanidade que maltrata a floresta, desmata, queima e causa fissuras que possibilitam que as espécies fujam e disseminem doenças ao mundo inteiro”, traz um trecho da obra.

O mito do nisun não apresenta uma verdade científica, mas nos faz refletir sobre os valores e atitudes que o ser humano estabelece com aos animais e ao meio ambiente.


Também são tema de discussão isolamento social, sustentabilidade, ética, civilidade e Capitalismo. Com a ajuda de reflexões de pensadores renomados, os autores trazem suas próprias considerações sobre o atual sistema econômico mundial e suas consequências para os mais pobres durante períodos de emergência global como o atual. 

Além do grupo, a publicação contou com a colaboração de

4 Comments on “Livro “Vírus: Simulacro da Vida?””

  1. Obrigado a vocês por permitirem compartilhar.
    O livro é fabuloso. Parabéns!
    Um grande abraço.

  2. Have you ever thought about writing an e-book or guest authoring on other sites? I have a blog centered on the same subjects you discuss and would love to have you share some stories/information. I know my audience would enjoy your work. If you’re even remotely interested, feel free to shoot me an email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.