Ver Ciência 2020, IA: Destaques

O Projeto VerCiência iniciou, nesta segunda-feira, a exibição da ‘Pré-Mostra VerCiência – Seleção SNCT 2020’. Como parte da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/SNCT, que acontece entre os dias 17 e 23 de outubro, no âmbito do Mês Nacional de Ciência e Tecnologia, a mostra apresenta uma videografia especialmente selecionada de acordo com o tema da SNCT: ‘Inteligência Artificial – a nova fronteira da ciência brasileira’. A mostra tem 15 produções brasileiras e estrangeiras, de 05 a 60 minutos, divididas em seis módulos, expondo e debatendo as origens, evolução e perspectivas da Inteligência Artificial (IA) no Brasil e no mundo.

Módulo 6 – Destaques

A inteligência artificial / La inteligencia artificial

Link:

https://www.rtve.es/alacarta/videos/el-cazador-decerebros/cazador-cerebros-12-09-17/4216962/


El Cazador de Cerebros – TVE España versão original narrada em espanhol 2019 25min
Estamos preparados e devidamente conscientes para participar da revolução que se aproxima? Quem está por trás da Inteligência Artificial – e o que você acha dela? O programa viaja até São Francisco, na Califórnia, para conhecer os cérebros que estão criando este futuro próximo com criatividade e engenhosidade. A série recebeu o Prêmio VerCiência de 2019.

O despertar da era dos carros sem motorista/Dawn of the driverless car


https://vimeo.com/466919358/9ef33b3536

Horizon – Science Department/BBC (Reino Unido) versão original narrada em inglês 2017 59min
Horizon descreve os componentes de Inteligência Artificial empregados no processo de substituição dos motoristas humanos pelos carros autônomos, já implementado em vários pontos do planeta. Analisa as perspectivas de um mundo sem motoristas e descobre que, mesmo assumindo que estes carros poderão efetivamente ser fabricados para ter um funcionamento confiável, a verdade é que há sérias questões envolvidas. Da questão ética dos acidentes de carro sem motorista ao impacto sobre os empregos, é possível que os carros autônomos venham a atuar contra nós através de formas que nenhum de nós imagina ou espera. Vale conferir! A série recebeu o Prêmio VerCiência de 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.