Ver Ciência 2020, IA: perdas e ganhos

O Projeto VerCiência iniciou, nesta segunda-feira, a exibição da ‘Pré-Mostra VerCiência – Seleção SNCT 2020’. Como parte da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/SNCT, que acontece entre os dias 17 e 23 de outubro, no âmbito do Mês Nacional de Ciência e Tecnologia, a mostra apresenta uma videografia especialmente selecionada de acordo com o tema da SNCT: ‘Inteligência Artificial – a nova fronteira da ciência brasileira’. A mostra tem 15 produções brasileiras e estrangeiras, de 05 a 60 minutos, divididas em seis módulos, expondo e debatendo as origens, evolução e perspectivas da Inteligência Artificial (IA) no Brasil e no mundo.

Módulo 4 – IA: perdas e ganhos

As consequências do uso da Inteligência Artificial


https://www.youtube.com/watch?v=jpsYAwSa5SU

Futurando – Deutsche Welle (Alemanha) narrado em português 2019 26min
Esta edição do Futurando volta a atenção à Inteligência Artificial e ao fato de que a ampliação da presença dela na nossa vida exige um maior conhecimento sobre o seu modo de ação. Especialistas avaliam que ainda são frágeis as conclusões a respeito da forma de aprendizado das máquinas.

Um robô tomará meu emprego?


https://www.youtube.com/watch?v=f2aocKWrPG8


YouTube Originals (Estados Unidos) 2020 36min Para legendas em português, acesse “Configurações/Legendas/Opções”
O medo de perder o emprego para um computador é comum entre milhões de pessoas e tem sido vivenciado permanentemente por muitas delas. Mas a IA tem o potencial de permitir que muitos empregos evoluam, que se tornem mais seguros, mais eficientes e melhores para toda a sociedade.

Inteligência Artificial


https://www.youtube.com/watch?v=CM5_epaUje8

Expresso Futuro – Futura 2017 25 min
Como a Inteligência Artificial vai mudar as nossas vidas? Ronaldo Lemos investiga como ela está presente no nosso cotidiano e quais poderão ser os impactos positivos, como os aplicativos que nos permitem conversar com o celular através da identificação da nossa voz, detectar fraudes no cartão de crédito e ainda nos dão a melhor rota no trânsito. Mas como nem tudo são flores, a Inteligência Artificial também gera algumas preocupações. Uma delas: será que ela pode substituir o trabalho humano?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.