Ver Ciência, IA e RH: Como é que fica?

O Projeto VerCiência iniciou, nesta segunda-feira, a exibição da ‘Pré-Mostra VerCiência – Seleção SNCT 2020’. Como parte da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/SNCT, que acontece entre os dias 17 e 23 de outubro, no âmbito do Mês Nacional de Ciência e Tecnologia, a mostra apresenta uma videografia especialmente selecionada de acordo com o tema da SNCT: ‘Inteligência Artificial – a nova fronteira da ciência brasileira’. A mostra tem 15 produções brasileiras e estrangeiras, de 05 a 60 minutos, divididas em seis módulos, expondo e debatendo as origens, evolução e perspectivas da Inteligência Artificial (IA) no Brasil e no mundo.

Módulo 5 – IA e RH: como é que fica?

Amor, arte e histórias

https://www.youtube.com/watch?v=Kr1fmKVY3cA

YouTube Originals (Estados Unidos) 2019 30min  Para legendas em português,
acesse “Configurações/Legendas/Opções”
O que é o amor e o que define a arte? Os humanos têm criado teorias, debatido e discutido sobre estas perguntas durante séculos. Enquanto pesquisadores se tornam cada vez mais próximos de reduzir estes conceitos a uma ciência, os projetos de IA ficam mais perto de se tornar alternativas para companheiros amorosos e artistas.

Algoritmos do amor / How to find love online

https://vimeo.com/466623168/15629c327a
Horizon – Science Department/BBC (Reino Unido) legendas em português 2018 60min
O programa demonstra como a matemática, através de algoritmos, está ajudando pessoas do mundo inteiro a encontrarem o amor da sua vida pela internet. Xand van Tulleken é solteiro e está à procura de uma parceira. A matemática Hannah Fry quer usá-lo como cobaia para testar se os algoritmos que os sites de namoro usam para combinar as pessoas realmente funcionam. Enquanto Hannah constrói um site de namoro, Xand é submetido a uma ressonância magnética para descobrir se seu cérebro está equipado para o amor e vai a vários encontros para testar quem mais lhe agradará: a pessoa recomendada pelo algoritmo, ou a que ele escolher aleatoriamente.

O que é longe demais?

https://www.youtube.com/watch?v=UwsrzCVZAb8
YouTube Originals (Estados Unidos) 2019 35min Para legendas em português,
acesse “Configurações/Legendas/Opções”
IA consegue compor música? Ela consegue sentir entusiasmo e medo? Enfim: ela está viva? Will.i.am e Mark Sagar ultrapassam os limites do que uma máquina consegue fazer. O que é ir longe demais e até onde mais podemos ir?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.