Pendurada entre galhos: aranha de jardim

EPISÓDIO: PENDURADA ENTRE GALHOS – ARANHA DE JARDIM

Equipe: Alcinéa Triani Costa, Jaciele Sotero dos Santos, Vanessa Rosália Paes Pires, Profa. Adriana Valente (Colaboração), Profa.Tânia Goldbach (Coordenação).

Aqui apresentamos o vídeo “PENDURADA ENTRE GALHOS: ARANHA DE JARDIM”. Este vídeo, que abre a Temporada “OS JARDINS e seus BICHOS”, foi elaborado integralmente pela equipe de professores, mediadores e voluntários do ECV.

As imagens da nossa aranha protagonista foram captadas pela mediadora Alcinéia Triani Costa, que conseguiu obtê-las em seu próprio jardim!

As filmagens foram feitas de forma amadora, mas com muita animação para conseguir mostrar detalhes do hábito desses maravilhosos artrópodes, tais como a teia da aranha e o que ficou preso nela, o exoesqueleto deixado no momento da muda… tudo isso para tentar conhecer mais e mais sobre esta ARANHA DE JARDIM e seu grupo.

Nosso objetivo é inspirar e convidar os leitores e internautas a desenvolver este comportamento de ver para além de olhar a natureza e seus bichos! E registrar: em vídeo, em fotos… e nas mentes!

Adoraremos que nos enviem ideias e pequenos vídeos e fotos, enriquecendo nosso projeto (veja detalhes abaixo e nos links associados a esta postagem).

Muito podemos aprender e nos inspirar com eles! E viajar na imaginação também… por que não?! Por exemplo, já pensou se nosso esqueleto fosse do lado de fora como o da aranha e demais artrópodes?! Que situação complexa seria crescer!

São muitos aspectos que podemos abordar para falar das aranhas. A área de pesquisa sobre elas é chamada de aracnologia e faz parte da zoologia, mas pode ter interface com a ecologia, com a biologia molecular, e outras tantas… até mesmo com a cultura popular!

O conhecimento científico é assim, funciona interagindo… quase como uma teia!

VAMOS NOS PENDURAR EM OUTROS LINKS PARA CONHECER, FAZER E SE ENCANTAR COM TUDO ISSO?


Clique aqui para ler a entrevista com o Dr. Pedro de Souza Castanheira, pesquisador do Laboratório de Diversidade de Aracnídeos do Instituto de Biologia- UFRJ.


Sugerimos duas atividades artísticas para vocês montarem:

Clique aqui para a montagem da teia de aranha de papel 

Clique aqui para a montagem de móbiles de aranhas.


Oferecemos uma série de dicas para aprofundamento sobre o tema com fontes gratuitas, onde vocês podem acessar ou baixar os textos livremente, e sugestão de livros para consulta.

Clique aqui para o Consulte e Entenda mais: Aranhas.


Estes são locais interessantíssimos de ser conhecidos de modo virtual e presencialmente! Anotem as dicas!

Clique aqui para o Conhecendo Centros e Museus de Ciências sobre o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.