O fascinante mundo das formigas

Vista frontal de formiga saúva, com destaque para a cabeça.

Capa: Vista frontal de formiga saúva. Ricardo Schmidt. Coleção Entomológica/IOC. Acervo Fiocruz Imagens.

Parceria entre Espaço Ciência Viva (Prof. Paulo Henrique Colonese) e FEUSP/Projeto Integrado de Estágio em Docência em Matemática e Ciências ( Profa. Raquel Milani e Profa. Martha Marandino). Colaboradora-autora: Tamiris Cristina Valentim Cyprianoeducadora, estudante do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da USP e estagiária voluntária do Espaço Ciência Viva, 2020.

Um encontro com formigas na minha casa…

Hão de me perguntar por que tomo conta do mundo: é que nasci assim, incumbida.

E sou responsável por tudo o que existe, inclusive pelas guerras e pelos crimes de lesa-corpo e lesaalma.

Sou inclusive responsável pelo Deus que está em constante cósmica evolução para melhor.

Tomo desde criança conta de uma fileira de formigas: elas andam em fila indiana carregando um pedacinho de folha, o que não impede que cada uma, encontrando uma fila de formigas que venha de direção oposta, pare para dizer alguma coisa às outras.

Tomo Conta do Mundo, Clarice Lispector.

Você deixou um pouquinho de açúcar cair na mesa e, logo depois, já apareceram as formigas.

De onde elas vieram? Será que elas moram aí na sua casa ou só estão de visita?

Será que elas têm dentes para mastigar? Você sabe como é o corpo das formigas? Falar sobre as formigas, um dos mais populares insetos, é falar sobre seu grande poder de fascínio, inversamente proporcional ao seu tamanho.

Close em uma formiga. Imagem de 631372 por Pixabay

Um corpo incrível

Com ajuda de uma lupa, podemos observar seu corpo incrível.

Na imagem acima, podemos ver facilmente as três principais partes de seu corpo: a cabeça, o tórax e o abdômen, Veja os incríveis detalhes na imagem acima.

A Cabeça

Na sua cabeça ficam duas antenas, sua mandíbula e seus olhos.

As antenas são muito importantes para as formigas, elas são importantes para três sentidos: tato, olfato e paladar.

A mandíbula tem muitas funções, é usada para triturar alimentos, se defender dos inimigos e até mesmo cavar.

Uma das partes mais interessantes do corpo da formiga são os olhos, que são chamados de olhos compostos, pois apesar de possuírem duas estruturas oculares, cada olho é formado de muitas estruturas pequeninas.

Ao contrário de outros animais, as formigas não têm orelhas, mas isso não significa que elas sejam surdas. Elas ouvem por meio de sensores especiais em suas patas que captam as vibrações do solo.

A cabeça das formigas é muito legal, não é?

Que tal criar uma máscara de formiga, não esqueça seus detalhes: antenas, olhos compostos e mandíbulas!

Detalhes da cabeça de uma formiga. Foto de formulário PxHere. Fonte: https://pxhere.com/pt/photo/668904.
Detalhes da cabeça de uma formiga.. Foto de formulário PxHere. Fonte: https://pxhere.com/pt/photo/1285832.

O Tórax e prototórax

O corpo da formiga é bem diferente do nosso, mas abaixo da cabeça temos uma estrutura como o nosso tronco de onde saem nossos membros motores (braços e pernas).

Na formiga, abaixo da cabeça temos o tórax e prototórax onde também ficam todos os seus membros motores: as suas asas (nem sempre presentes) e os seus três pares de pernas.

Desafio Corpo de Formiga

Muitos desenhistas não estudaram bem as formigas e as desenham com muitos erros.

Nos diga onde estão os muitos erros no corpo da formiga na ilustração ao lado.

Fonte: Supercoloring.

Detalhes tão pequenos de formigas. Imagem de Leona2013 por Pixabay.
https://pixabay.com/pt/photos/formiga-formigas-natureza-inseto-954015/

O Abdômen: a barriga da formiga?

Na extremidade oposta à cabeça, temos o abdômen, uma estrutura “avantajada” e que normalmente se sobressai bastante no corpo das formigas. É uma região onde estão localizados importantes órgãos internos da formiga como os seus dois estômagos e intestinos. Será que podemos comparar com a nossa barriga?

O abdômen da formiga contem dois estômagos. Um estômago guarda o alimento e o segundo estômago é para que o alimento seja compartilhado com outras formigas.

Pintando Formigas

No site Learn About Nature (Aprender Sobre a Natureza) você poderá encontrar diferentes desenhos de formigas para colorir. Mas, fique atento, verifique sempre se os desenhos possuem erros.

E faça os seus próprios desenhos de formigas!

Formigas: Somos Muitas!

Existem por volta de 18 mil espécies diferentes conhecidas de formigas no mundo!

Só no Brasil, temos cerca de 2 mil espécies conhecidas.

As espécies de formigas mais comuns em ambientes urbanos são: a formiga fantasma (Tapinoma melanocephalum), a formiga carpinteira (Camponotus spp) e a formiga louca (Paratrechina longicornis). Vamos conhecê-las?

A formiga carpinteira tem sua coloração variando do amarelo ao preto, tem hábitos noturnos e constroi seu ninho em madeiras, árvores vivas, frestas de pisos, etc.

A formiga fantasma tem uma coloração mais escura na cabeça e o restante do corpo é amarelado claro e constrói seu ninho em áreas como frestas, fendas e equipamentos eletrônicos.

A formiga louca tem uma coloração que varia do marrom escuro ao preto, seu ninho pode ser encontrado em áreas externas e internas e seu nome “louca” vem da forma como andam de maneira irregular.

Desafio: Qual formiga está aqui em casa?

Apresentamos, abaixo, três fotografias das formigas mais comuns em ambientes urbanos. Na próxima vez que observar uma formiga em sua casa, tente descobrir qual formiga ela é.

A FORMIGA FANTASMA

Vista de perfil de espécime de formiga  Tapinoma melanocephalum. Fonte: AntWeb.org image of Order:Hymenoptera Family:Formicidae Genus:Tapinoma Species:Tapinoma melanocephalum Specimen:casent0103323 . Fonte: WIKIPEDIA COMMONS.

A FORMIGA CARPINTEIRA

Formiga carpinteira (Camponotus atriceps). Fonte: SANITAS. https://www.sanitas.com.br/node/99.

A FORMIGA LOUCA

Vista dorsal do espécime de formiga  Paratrechina longicornis. AntWeb.org image of Order:Hymenoptera Family:Formicidae Genus:Paratrechina Species:Paratrechina longicornis Specimen:casent0173232 . Fonte WIKIPEDIA COMMONS.

SUPER FORMIGAS?

As formigas são insetos extremamente fortes e conseguem carregar objetos de até cinquenta vezes mais do que o seu próprio peso.

Se fossemos comparar com o nosso peso:

  • se sua massa é de 30 quilos, conseguiria carregar objetos de até 1.500 quilos (1 tonelada e meia).
  • se sua massa é de 40 quilos, conseguiria carregar objetos de 2 toneladas.
  • Qual é a sua massa? Se tiver uma balança caseira, meça quanto é a sua massa. E depois multiplique por 50. Se você fosse uma formiga, quanto você aguentaria carregar?

Esta comparação é uma “brincadeira”, pois uma formiga de nosso tamanho teria que ter o corpo bem mais reforçado para aguentar essa massa toda. Mas ela revela a incrível força das formigas graças ao seu tamanho e seu esqueleto externo que lhe permite levantar tanta massa.

Formigas carregando crosta de pão. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, autor: Nesnad, 2015.

Hora do jantar

Observando as formigas aí da sua casa, você já deve ter visto várias formigas e cada uma carregando algo diferente, podemos encontrá-las carregando folhas, grãos, açúcar e até mesmo pedaços de outros insetos.

Algumas formigas levam todas essas coisas para o seu formigueiro. E, no formigueiro, elas cultivam um fungo que se alimenta dos artigos trazidos pelas formigas.

São esses fungos que se tornam o alimentos das formigas. Logo, ao contrário do imaginário popular, algumas formigas não se alimentam do açúcar, e sim do fungo que vive dentro do formigueiro.

Já outros tipos de formigas se alimentam da seiva das plantas, outras são carnívoras e se alimentam de animais vivos ou mortos.

Lembre-se: somos muitas e diferentes!

Formiga coletando grãos de açucar. Imagem de Bisakha Datta por Pixabay

Vida de Rainha: A Monarquia Matriarcal das Formigas

As formigas vivem em uma sociedade extremamente organizada e se diferenciam em rainhas, machos e operárias.

  • As rainhas são maiores que as outras formigas, possuem asas na sua época reprodutiva e podem viver por muitos anos.
  • Os machos também possuem asas no período reprodutivo, são menores que as rainhas e vivem por pouco tempo.
  • A maioria das formigas são operárias e não podem se reproduzir, não possuem asas e são muito organizadas. As operárias dividem as tarefas entre aquelas que são responsáveis pelas escavações dos túneis, outras responsáveis pela segurança, outras pelos cuidados das larvas (“bebês formiga”) e outras responsáveis pela busca de alimento. Como já mencionamos, as formigas possuem dois estômagos: um para a comida do seu próprio consumo e o outro, para alimentar as formigas que ficaram no ninho cuidando de outras funções.
Ciclo de Vida das formigas: Ovos, Larvas, Pupas, Formigas Adultas: Operárias (fêmeas, menores), Machos (alados) e Rainha (fêmea alada). Os machos e a rainha perdem as asas após o acasalamento e criação de um novo formigueiro. Fonte: Wikimedia Commons, the free media repository.

Formiga Adulta Rainha com Asas. Imagem de GLady por Pixabay

Conversa de Formigas

As formigas trabalham muito em equipe e se comunicam muito bem.

Isso garante um bom funcionamento do formigueiro.

A comunicação entre as formigas ocorre quando uma operária encontra alimento. Ela deixa um cheiro característico no caminho de volta para o formigueiro, para que outras formigas possam chegar até o alimento.

E se aparece algum obstáculo nesse caminho, elas começam a explorar novas rotas.

Mãos à Lupa!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as formigas, que tal pegar uma lupa e observá-las?

Será que você tem um formigueiro aí na sua casa?

Escreva aqui nos comentários, e nos conte as suas descobertas!

Bibliografia

  • BESSA, Arthur Mezzomo; AYUB, Daniel Martins. Sociedade das formigas. In: MTC-Mostra Técnico-Científica 2019 IFRS-Campus Bento Gonçalves. 2020.
  • NICKELE, Mariane Aparecida et al. Formigas cultivadoras de fungos: estado da arte e direcionamento para pesquisas futuras. Pesquisa Florestal Brasileira, v. 33, n. 73, p. 53-72, 2013.

One Comment on “O fascinante mundo das formigas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.