Pendurada entre galhos: aranha de jardim

EPISÓDIO: PENDURADA ENTRE GALHOS – ARANHA DE JARDIM

Equipe: Alcinéa Triani Costa, Jaciele Sotero dos Santos, Vanessa Rosália Paes Pires, Profa. Adriana Valente (Colaboração), Profa.Tânia Goldbach (Coordenação).

Aqui apresentamos o vídeo “PENDURADA ENTRE GALHOS: ARANHA DE JARDIM”. Este vídeo, que abre a Temporada “OS JARDINS e seus BICHOS”, foi elaborado integralmente pela equipe de professores, mediadores e voluntários do ECV.

As imagens da nossa aranha protagonista foram captadas pela mediadora Alcinéia Triani Costa, que conseguiu obtê-las em seu próprio jardim!

As filmagens foram feitas de forma amadora, mas com muita animação para conseguir mostrar detalhes do hábito desses maravilhosos artrópodes, tais como a teia da aranha e o que ficou preso nela, o exoesqueleto deixado no momento da muda… tudo isso para tentar conhecer mais e mais sobre esta ARANHA DE JARDIM e seu grupo.

Nosso objetivo é inspirar e convidar os leitores e internautas a desenvolver este comportamento de ver para além de olhar a natureza e seus bichos! E registrar: em vídeo, em fotos… e nas mentes!

Adoraremos que nos enviem ideias e pequenos vídeos e fotos, enriquecendo nosso projeto (veja detalhes abaixo e nos links associados a esta postagem).

Muito podemos aprender e nos inspirar com eles! E viajar na imaginação também… por que não?! Por exemplo, já pensou se nosso esqueleto fosse do lado de fora como o da aranha e demais artrópodes?! Que situação complexa seria crescer!

São muitos aspectos que podemos abordar para falar das aranhas. A área de pesquisa sobre elas é chamada de aracnologia e faz parte da zoologia, mas pode ter interface com a ecologia, com a biologia molecular, e outras tantas… até mesmo com a cultura popular!

O conhecimento científico é assim, funciona interagindo… quase como uma teia!

VAMOS NOS PENDURAR EM OUTROS LINKS PARA CONHECER, FAZER E SE ENCANTAR COM TUDO ISSO?


Clique aqui para ler a entrevista com o Dr. Pedro de Souza Castanheira, pesquisador do Laboratório de Diversidade de Aracnídeos do Instituto de Biologia- UFRJ.


Sugerimos duas atividades artísticas para vocês montarem:

Clique aqui para a montagem da teia de aranha de papel 

Clique aqui para a montagem de móbiles de aranhas.


Oferecemos uma série de dicas para aprofundamento sobre o tema com fontes gratuitas, onde vocês podem acessar ou baixar os textos livremente, e sugestão de livros para consulta.

Clique aqui para o Consulte e Entenda mais: Aranhas.


Estes são locais interessantíssimos de ser conhecidos de modo virtual e presencialmente! Anotem as dicas!

Clique aqui para o Conhecendo Centros e Museus de Ciências sobre o tema.

3 Comments on “Pendurada entre galhos: aranha de jardim”

  1. Tem uma aranha dessa no meu jardim. Observo, filmo e fotografo seus movimentos. Gostaria de saber se ela é venenosa.
    Grata.

  2. “Agiorpe Agentata”… Não são aranhas que atacam humanos e seu veneno não é prejudicial a humanos, claro que pessoas alérgicas precisam ficar atentas. Mas ela não ataca, e vive apenas em suas árvores ou plantas então não deve as manusear, geralmente os pássaros adoram elas como lanchinho! São fácies de capturar caso precise levar ao médico se achar que a picada o ofendeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.