O Outono do Hemisfério Sul está chegando?

Capa. Outono em Murnau, Vassily Kandisnsky, 1908. Coleção particular. Wikipédia. Domínio Público. Original em kandinsky.

O verão do hemisfério sul está quase chegando ao fim.

Mas quem ou o que determina isso?

É o nosso movimento ao redor do Sol que determina isso!

Conforme a Terra caminha ao redor do Sol, nós podemos localizar o Sol na direção de diferentes regiões do céu, percorrendo as 13 (treze) chamadas Constelações Zodiacais (“solares”) e que marcam o caminho aparente do Sol ao longo de um ciclo solar.

No início de março, o Sol está dentro da região da Constelação de Aquário, banhado pelas águas do Jovem Aguaceiro. Mas, com o passar dos dias, ele caminha lentamente em sua posição diária no céu terrestre, para a Constelação de Peixes.

Sol se “banhando” nas águas de Aquário no início de março. Paulo H. Colonese. Fonte Planetário Stellarium.

Atualmente, é na Constelação de Peixes que ocorre um momento importante do ano: quando o Sol em seu caminho aparente pelas Constelações atravessa a Linha do Equador Celeste.

E isto ocorre bem perto de uma das barbatanas de um dos peixes da Constelação de Peixes.

O Sol em sua trajetória aparente (Linha da Eclíptica laranja) atravessa a Linha do Equador Celeste azulada. Paulo H. Colonese. Fonte Planetário Stellarium.

Este é o grande momento: o fim do verão e início do outono do Hemisfério Sul.

No Hemisfério Norte, este momento marca o fim do inverno e início da primavera. E isso fez essa data ser mega importante, com a celebração de muitas festas em várias civilizações do hemisfério norte.

No Hemisfério Sul, comemoramos o início do Outono e devemos começar a preparar tudo para o início do Inverno que virá em breve. Na Europa, o Outono ocorre em setembro quando aqui será a primavera.

Os ceifadores colhendo trigo no início do outono. Pieter Bruegel, o Ancião, 1565. Metropolitan Museum of Art Collection API. Licença Domínio Público Open Access. Disponível aqui.

Utilizamos o software gratuito Stellarium – um planetário digital fantástico – que nos permite visualizar esse momento incrível e todos os momentos maravilhosos que o Universo nos proporciona todos os dias. O software é gratuito e pode ser baixado no site oficial, clique aqui.

Acompanhe essa aproximação do Sol da Linha do Equador no vídeo abaixo.

Ela só vai acontecer novamente em doze meses, mas daqui a seis meses teremos outro grande momento do ano solar – aguarde!

Conheça 10 obras de arte para entrar no Clima de Outono, selecionadas por Emily Spicer, em seu artigo 10 paintings to get you in the mood for autumn, 2020.

Feliz Outono 2021!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.