Sementes Aladas

Capa: Instalação com sementes aladas. Acervo pessoal Paulo Henrique Colonese.

Temporada: Investigando Aviões de Papel.

Sonho de Ícaro (trecho)
Biafra (Byafra). Álbum Existe Uma Ideia, 1984. 
Compositores: Carlos Piazzolli (PIska) / Claudio Rabello.

Voar, voar
Subir, subir
Ir por onde for
Descer até o céu cair
Ou mudar de cor
Anjos de gás
Asas de ilusão
E um sonho audaz
Feito um balão
No ar, no ar
Eu sou assim
...

As plantas desenvolveram diferentes estratégias para dispersar suas sementes: pela terra, pela água, interagindo com animais e até pelo ar.

As sementes aladas possuem uma anatomia aerodinâmica que permite que elas voem, caiam ou planem e se afastem mais da planta mãe.

Sementes: formas que permitem voar e criar vida

Elas podem ser agrupadas em alguns grupos, de acordo com a estratégia de dispersão pelo ar que desenvolveram. Podemos considerar os seguintes tipos de acordo com o tipo de dispersão por vento e aerodinâmica da semente.

  • Sementes Planadoras.
  • Sementes Paraquedas.
  • Sementes Helicópteros.
  • Sementes Cataventos (girantes).
  • Sementes Fiapos de Algodão.
  • Sementes Salsolas (rolando com o vento).
  • Sementes Variadas (estratégias múltiplas e diferentes).

Vamos conhecer essas incríveis sementes voadoras.

Sementes Aladas Planadoras

Alsomitra macrocarpa. Semente alada. Crédito Scott Zona, Miami, Florida, EUA. In Wikipedia. Licença CC-BY-2.0.

Alsomitra macrocarpa ou pepino Javan é uma cabaça, pertencente à família de “abóboras” das florestas asiáticas tropicais do Arquipélago Malaio e Ilhas da Indonésia. O gênero Alsomitra possui 34 espécies de videiras encontradas no sudeste asiático, na Austrália e na América do Sul.

Os frutos ou pepos são do tamanho de uma bola de futebol (cerca de 30 cm de diâmetro) e em forma de sino, suspensos no alto da copa da floresta e densamente embalados com grande número de sementes. As sementes aladas têm asas grandes finas e transparentes, e quando maduras, caem da parte inferior da fruta e deslizam no ar, planando por longas distâncias.

A planta foi descrita pela primeira vez sob o nome de Zanonia macrocarpa em 1825 por  Carl Ludwig Blume a partir de material frutífero coletado em Monte Parang, Java. Em 1843, Max Joseph Roemer a nomeou como Alsomitra macrocarpa , incluindo 7 outras espécies mal adaptadas do gênero, mas sem defini um gênero.

Sementes Aladas Paraquedistas

Essas sementes em vez de asas planadoras possuem uma estrutura que gera atrito com ar e reduz sua velocidade de queda. E a semente propriamente dita tem sua massa concentrada em um ponto abaixo, presa por um cabo. Um verdadeiro paraquedas!

São mais conhecidas como “Dentes de Leão”.

Flor de Dente-de- leão (Taraxacum officinale) . Crédito Greg Hume. In Wikipédia. Licença CC-BY-SA-3.0.
Semente de Dente-de- leão (Taraxacum officinale) . Crédito Greg Hume. In Wikipédia. Licença CC-BY-SA-3.0.

As sementes paraquedas consistem em espécies comumente conhecidos como leão . O gênero é nativo da Eurásia e da América do Norte, mas as duas espécies mais comuns em todo o mundo, T. officinale (o dente-de-leão comum) e T. erythrospermum (o dente-de-leão com semente vermelha), foram introduzidas da Europa e agora se propagam como flores silvestres. Ambas as espécies são comestíveis em sua totalidade. O nome comum dente de leão também é dado aos membros específicos do gênero.

sementes de  Asclepias syriaca. Brocken Inaglory. In Wikipédia. Licença CC-BY-SA-3.0.

Como outros membros da família Asteraceae, eles têm flores muito pequenas reunidas em uma cabela de flor composta . Cada flor em uma cabeça é chamada de florzinha. Em parte devido à sua abundância, o dente-de-leão é uma das fontes de néctar mais importantes do início da primavera para uma grande variedade de polinizadores.

Dente de leão típico. Seita Taraxacum. Ruderalia. Crédito Didier Descouens. Acervo Museu de Toulouse. In Wikipédia. Licença CC-BY-SA-4.0.

Sementes Aladas Helicópteras

As sementes “helicópteras” possuem uma asa rígida ou membranosa em uma extremidade.

Araribá (Centrolobium tomentosum). Crédito Maurício Mercadante. In Flickr. Licença CC-BY-NC-SA-2.0.

A asa possui uma leve inclinação que a faz girar enquanto cai. O giro é semelhante a autorrotação do helicóptero ao descer. São exemplos típicos desse grupo as famílias: Aceraceae (por exemplo, o bordo) e a Oleaceae.

Acer pseudoplatanus. Amsterdam, Johannes Allart, 1802 [-1808]. In Wikipédia. Licença de Domínio Público.
Acer rubrum, jovem formando sâmara, Beltsville, Maryland, abril de 2013. Sam Droege de Beltsville, EUA. In Wikipédia. Licença CC-BY-2.0.
Fraxinus_excelsior, sementes. Crédito Pleple2000. In Wikipédia. Licença CC-BY-SA-3.0.

Dipterocarpus alatus. Crédito Roger Culos. Acervo Museu de Toulouse. In Wikipédia. Licença CC-BY-SA-ND-3.0.

Veja o projeto de um mini helicóptero inspirado nas sementes helicópteras, no link: https://www.newscientist.com/article/dn20045-spinning-seeds-inspire-single-bladed-helicopters/?jwsource=cl

Sementes Aladas CataVentos

Dodonaea viscosa . Crédito: Roger Culos. Museu de Toulouse. In Wikipédia. Licença CC-BY-SA-ND-3.0.
Fruta da floresta de salgueiro no clube de campo Wingate Park em Pretória. Crédito: JMK. In Wikipédia. Licença CC-BY-SA-4.0.

Sementes Aladas Fiapos de Algodão

Platanus sp. (provavelmente P. hispanica) sementes. Crédito Jeff Turner de Santa Clarita, CA, Estados Unidos. In Wikipédia. Licença CC-BY-2.0.

Sementes Aladas Salsolas: rolando com o vento.

Salsola tragus (copos grandes). Local: Maui, Pulehu. Forest e Kim Starr. In Wikipédia. Licença CC-BY-3.0.

Kali tragus rolando ao vento, em Hockenheim, Alemanha (novembro de 2015).

Sementes Aladas Variadas

Elymus elymoides. Rabo de esquilo do mato. Foto: Tom Koerner / USFWS Mountain-Prairie. Bottlebrush Squirreltail (Elymus elymoides) em Seedskadee NWR 21. In Wikipédia. Licença CC-BY-2.0.

Cercocarpus montanus – Alderleaf Mountain – mogno, folhas e sementes. Crédito: Julho de 2005, Nikon D70, Cory Maylett. In Wikipédia. Licença CC-BY-SA-3.0.

Procure identificar e estudar as sementes aladas existentes em sua região.

Observá-las caindo é um belo espetáculo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.