Estampas CiênciArte: Anêmonas do Mar

Capa: Estampa Anêmonas em mar azul, de Alicia Ivanissevich. Alicita estampas. Licença CC-BY-NC-ND-4.0.

A Coleção Estampas CiênciArte é uma coletânea mensal de estampas com temáticas científicas, expressando as relações ou conexões entre ciência e arte. A coleção tem como fio condutor as estampas criadas pela artista plástica Alicia Ivanissevich que brindou, ao Espaço Ciência Viva e a educadores, algumas de sua bela coleção de estampas científicas para uso educacional (não comercial).

Alicia com os produtos criados com as estampas Alicita.

Artistas Apaixonados por Anêmonas do Mar e Corais

A beleza e surpreendente gama de formas e cores das Anêmonas do Mar é bastante inspiradora!

As anêmonas são tema de ilustradores e artistas que criaram belas gravuras e obras de arte inspiradas nesses seres marinhos fabulosos.

Uma estampa selecionada especialmente para o mês de comemoração do Dia Mundial do Oceano.

As anêmonas de Merculiano

Um deles é o escultor, medalhista e ilustrador italiano Giacomo Merculiano (1859-1935). Ele fez parte da equipe de ilustradores do livro História Natural Real do naturalista e geólogo britânico  Richard Lidekker.

Vários exemplos de anêmonas do mar, 1893. Giacomo Merculiano (1859–1935). Publicado no livro The Royal Natural History de Richard Lidekker, página 500. Disponivel em Unesco International Archives.  In Wikimedia Commons. Licença de Domínio Público.

As Criaturas Marinhas de Haeckel

Ernst Heinrich Philipp August Haeckel foi um zoólogo germânico, naturalista, infelizmente eugenista, filósofo, médico, professor, biólogo marinho e artista que descobriu, descreveu e nomeou milhares de novas espécies.

Haeckel promoveu e popularizou o trabalho de Charles Darvin na Alemanha. Ele desenvolveu a hipótese de que o desenvolvimento biológico de um organismo individual é paralelo e resume a evolução de sua espécie.

A obra de arte publicada de Haeckel inclui mais de 100 ilustrações detalhadas e multicoloridas de animais e criaturas marinhas, reunidas em seu livro “Formas de arte da natureza”. Como filósofo, Ernst Haeckel defendia a Liberdade na Ciência e no Ensino para apoiar a introdução do conceito de evolução do ensino.

Actiniae. Placa 49, (1904), de Ernest Haeckel (1834-1919) e litografada por Adolf Giltsch (1852-1911). Publicada em Kunstformen der Natur (Artformas da Natureza). In Wikimedia Commons. Licença de Domínio Público. Pode ser obtida em alta resolução na The Library of Congress.

O nome desse gênero – Actiniae (ACTÍNIAS) – foi criado com termos do novo latim, do grego aktīn-, aktís “raio, feixe” + Novo latim -ia  entrada. O termo se refere a presença de tentáculos ao redor de seu aparelho bucal.

Desafio Leitura CiênciArte Haeckel

Nesta placa, Haeckel representa 15 espécies de anêmonas do mar.

Conheça algumas delas no Portal do Inaturalist clicando nos links indicados.

Cereus pedunculatus. Crédito slebris. In iNaturalist. Licença CC-BY-NC-4.0.
Choriactis impatiens. Crédito Mariano Rodriguez. In iNaturalist. Licença CC-BY-NC-4.0.
Oulactis concinnata. Crédito Erasmo Macaya. In iNaturalistLicença CC-BY-4.0.

Identifique na ilustração de Haeckek, a seguinte espécie de anêmona.

Aiptasia sp. Fotografia de User:Haplochromis. In Wikimedia Commons. Licença CC-BY-SA-3.0.

As Anêmonas do Mar e Corais de Philip Henry Gosse e William Dickes

Como o nosso amigo Lipe, apaixonado pelos animais, seu chará britânico, Philip Henry Gosse publicou sua paixão pelas anêmonas no livro A History of the British Sea-Anemones and Corals em 1866 (Londres, Van Voorst), uma Actinologia Britannica com belas imagens do ilustrador William Dickes (1815-1892).

Observe nas galerias abaixo as fantásticas ilustrações de anêmonas de William Dickes, extraídas do livro de Goose, sob Licença de Domínio Público.

Alicita e suas Anêmonas do Mar

Anêmonas em mar azul, de Alicia Ivanissevich. Alicita estampas. Licença CC-BY-NC-ND-4.0.

A anêmona que encantou Alicia.

 Actinia equina (Mar Ligure). Fotografia de Attrattorestrano , 2008. In Wikimedia Commons. Licença CC-BY-SA-3.0.

O que são Anêmonas do Mar?

As anêmonas-do-mar são animais marinhos encontrados em regiões de entremares, recifes, costões rochosos, ilhas oceânicas e, dependendo da espécie, até mesmo em manguezais.

As anêmonas possuem um corpo em forma de coluna com uma boca na extremidade superior envolta por tentáculos, com substâncias urticantes ou toxinas que podem ser usadas para captura de alimentos e para defesa.

São animais solitários, mas algumas vezes encontramos agrupamentos de indivíduos como consequência da reprodução assexuada. Vale destacar que algumas espécies movem-se lentamente em busca de um local melhor para a sua sobrevivência.

Como a maioria das anêmonas-do-mar passa grande parte da vida presa ao substrato, alterações no ambiente causam sérios problemas a esses animais. A ação das ondas, mudanças das marés, assoreamento, entre outros fatores, são determinantes para garantir a sobrevivência ou não de determinada espécie.

No Brasil são conhecidas cerca de 41 espécies.

Para conhecer mais sobre a Vida nos Corais e Anêmonas do Mar

Crie sua AnemonArte

Inspire-se e crie sua própria “AnemonArte” e compartilhe em suas redes sociais com a #euamoanemonasdomar.

Esperamos que a beleza das ilustrações clássicas cativantes, das fotos de ambientalistas e oceanógrafos e a beleza da estampa “Anêmonas em Mar Azul” cativem sua mente para o tema de Anêmonas do Mar, Corais e Oceano.

Até a próxima Estampa CiênciArte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.