Canta que me encanto: as aves ao redor

Cena do Vídeo “Canta que me encanto: as aves ao redor”, produzido pela Equipe ECV

A série Conhecendo e Explorando os Espaços Verdes em sua  temporada “Os jardins e seus bichos” apresenta o episódio “Canta que me encanto: as aves ao redor”. Nesta página introdutória apresentamos o vídeo disparador e links para as diferentes matérias sobre esse amplo tema.

Equipe: Prof° Ricardo Tadeu Santori e Tânia Goldbach (coord.); Mediadores: Jaciele Sotero, Victoria Zerboni, Iris Wettreich Goldbach, Marcela Pinto Fonseca e Dafne Griner

Nossa equipe produziu este lindo vídeo, para convidar todos a olharem os cantos e perceberem os encantos das aves que vivem aos seus arredores, nos jardins, parques, praças, praias, lagos, quintais e até mesmo nas ruas mais movimentadas das cidades!

Encantemo-nos com o vídeo!

As aves chamam nossa atenção pela sua beleza, cantos e muitas outras características interessantes!
Uma observação cuidadosa pode revelar aspectos que você provavelmente nunca percebeu, como por exemplo, os tamanhos e as formas do bico e das patas, os diferentes formatos das asas e muito mais!

 A observação de aves, também conhecida como birdwatching, é uma forma de lazer educativo que leva pessoas de diferentes idades, profissões e classes sociais a se reunirem em passeios para observar esses animais incríveis.

Os benefícios alcançados com esta prática vão desde a diminuição do estresse até benefícios para economia passando,  é claro, pela importância para a conservação das espécies e seus ambientes e estímulo à educação em ciências e o exercício da ciência cidadã.

O Brasil é um  dos países com maior riqueza de espécies de aves no mundo.
Então, temos muito a conhecer sobre as aves que ocorrem aqui, seus hábitos e seus papéis desempenhado nos ecossistemas, como por exemplo, a dispersão de sementes, polinização e controle da população de outros animais.

Não é preciso ir muito longe para observar aves e seus interessantes hábitos.
Se você parar um minuto e olhar pela janela vai encontrá-las até sem sair de casa.
Mas, podemos aumentar nossa lista de aves observadas passeando por aí em parques, praças, praias, à beira de lagoas, jardins e quintais.
As aves ocupam praticamente todos os ambientes do planeta, possuindo incríveis adaptações associadas à diferentes modos de vida nesses biomas

Após assistir o vídeo de abertura desse instigante episódio, deixe-se encantar por esses animais voadores tão perto de nós e presentes em nosso dia a dia!
Vamos reforçar nossas consciências e sentimentos de fazer parte da natureza, junto das aves!

Navegue nas matérias e links abaixo! Adoraremos ter comentários e contribuições de vocês!

CLIQUE AQUI para ler a matéria “Observar aves faz bem!”, com depoimentos gravados de cinco especialistas, que conversam sobre os benefícios da observação das aves e como isso pode ser bem especial!

Já pensou você também em brincar de passarinhar? Veja AQUI algumas dicas para incentivar as crianças na observação das aves.

Atrair aves em sua própria casa é algo possível e muito legal!
Aproveite todas as dicas da matéria “Aves na janela: como atrair pássaros para sua casa”
CLIQUE AQUI.

Confira AQUI super dicas para conhecer mais sobre observação de aves!

Incrível como existem aves presentes em músicas, obras de arte e… poesias!!!
CLIQUE AQUI para escutar as poesias e ver os lindos vídeos inspirados nelas.

CLIQUE AQUI e venha se divertir e aprender um pouco mais com o jogo “TrincAves Ecológica”, onde o objetivo é formar trincas de aves com seus respectivos habitat e alimento.


Sinta-se convidado a participar do Projeto “Álbum Naturalistas no Jardim”. CLIQUE AQUI para ver como proceder!
Envie fotos de aves que você fizer e escreva um comentário curioso, engraçado ou instigante.
Venha fazer parte desta linda coleção, que, com outros bichos, estamos montando junto à colaboração do público!
O Álbum está no Flickr ECV e estamos produzindo CARDs – RG com postagens regulares em nossas mídias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.