Estampas CiênciArte: Estrela-do-Mar

Capa: Estampa Estrelas-do-Mar, de Alicia Ivanissevich. Alicita estampas. Licença CC-BY-NC-ND-4.0.

A Coleção Estampas CiênciArte é uma coletânea mensal de estampas com temáticas científicas, expressando as relações ou conexões entre ciência e arte. A coleção tem como fio condutor as estampas criadas pela artista plástica Alicia Ivanissevichque brindou, ao Espaço Ciência Viva e a educadores, algumas de sua bela coleção de estampas científicas para uso não comercial.

Alicia com os produtos criados com as Estampas Alicita.

Estampa Estrela-do-Mar, (Asteroidea, em fundo claro).

Estrela-do-Mar, Estampa Alicita. Licença CC-BY-NC-SA-4.0.

Desafio Visual

Quantas estrelas-do-mar com formas diferentes existem na estampa de Alicia?

Painel Portinari, Estrelas do mar e Peixes

Estrelas do mar encantam todas as idades e inspiram grandes artistas, como Cândido Portinari.

Painel Estrelas do mar e Peixes, Cândido Portinari, 1942. Disponível em Portal Portinari.

O painel é formado por azulelos de 15 cm x 15 cm, formando um grande painel irregular de aproximadamente 10 metros por 15 metros, com técnica e suporte combinados.

Descrição do painel (Fonte Portal Portinari)

Composição em azuis e branco. Linhas de contorno e áreas coloridas. Composição representando fundo do mar, vendo-se peixes e estrelas-do-mar distribuídos simetricamente, sendo que estas estão contidas em áreas central de forma ameboide, contra fundo em diversos tons de azul e branco. Toda a composição é cortada por linhas diagonais formando quadrados com ângulos para cima e para os lados sugerindo rede.

À volta da composição, veem-se peixes de perfil para a esquerda e na vertical como se estivessem se sustentando pela cauda; eles estão representados em tons de azul quando se encontram contra fundo claro, e em branco quando o fundo é escuro.

Linha sinuosa larga define ameboide ocupando grande parte da área da composição, vendo-se no seu interior estrelas-do-mar, maiores que os peixes, mas, também, representadas em azul quando estão contra fundo claro e em branco quando o fundo é escuro. Elas estão inseridas nos quadrados que sugerem rede, mas cuja malha é mais larga. No centro da forma ameboide, uma linha sinuosa como se fosse uma corda forma um ziguezague, vendo-se próximo um círculo cuja metade é azul bem escuro, que lembra uma mandala. No canto inferior esquerdo da composição, vão da entrada da loja de livro do edifício.

Estrelas do Mar em ilustrações cientificas

E também inspirou muitos ilustradores científicos de todos os tempos, como o clássico Haeckel.

Ernst Haeckel, Kunstformen der Natur / Biodiversity Heritage Library. Disponível em The Library of Congress (EUA). http://hdl.loc.gov/loc.pnp/ds.07576

Estrelas que inspiram

Fotógrafos amadores, pesquisadores, ambientalistas e educadores compartilham suas fotos de belas estrelas do mar no Portal iNaturalist.

Veja as três sequências de fotos do Acervo iNaturalist.

Desafio 1: Identifique espécies que inspiraram a estampa de Alicia.

Desafio 2: Se inspire nessas estrelas para criar o seu pôster ou mural Estrela-do-Mar.

Coleção Estrelas-do-mar A

Coleção Estrelas-do-mar B

Coleção Estrelas-do-mar C

Da Beleza à Preservação

Conheça o Projeto de Preservação de Estrelas do Mar no portal do iNaturalist:

 https://www.inaturalist.org/projects/preservacao-das-estrelas-do-mar

O nome desse grupo de animais marinhos vem do grego aster (estrela) + eidos (forma) + ea (caracterizado por). Conheça também mais estrelas do grupo Asteroidea , as preferidas de Alícia.

https://www.inaturalist.org/observations?place_id=any&taxon_id=47668

E ainda, use as fabulosas imagens disponibilizadas pelo Projeto Internacional Ocean Image Bank para criar pôsteres, enviar cartões com mensagens em defesa da preservação desse grupo estelar.

Clique no link https://www.theoceanagency.org/search-result?s=seastar para acessar belíssimas fotografias de estrelas do mar.

Compartilhe conosco suas Criações

Envie suas criações para nosso e-mail museu@cienciaviva.org.br e vamos compartilhar aqui com todos!

Até a próxima Estampa CiênciArte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.