Diversidade dos bichos do jardim sob o olhar evolutivo: dicas de vídeos

Museu Americano de História Natural (AMNH), Salão da Biodiversidade – foto de Dom Dada. licença CC BY-NC-ND 2.0

Nosso episódio “Bichos do jardim na árvore da vida”, que trata do tema “Diversidade de seres vivos, seus agrupamentos e olhar evolutivo”, nos convida a conhecer mais e mais vídeos didáticos de qualidade que existem e marcam o cenário educativo ao explorarem imagens e idéias interessantes!

Dentre eles, apontamos o vídeo português que muito inspirou a nossa produção, que é intitulado: “Nós, os fantásticos seres vivos: uma breve história sobre evolução”.   Este vídeo pode ser visto no link do Canal Youtube oficial do Instituto Gulbenkian de Ciência, que tem um braço de divulgação científica e atua junto ao Pavilhão do Conhecimento Centro Ciência Viva – Lisboa.

Link no Canal Youtube oficial do ICG – https://www.youtube.com/watch?v=pYbKhi5rqqs 

Veja a sua descrição oficial:

Este vídeo de animação sobre a Evolução explora como surgiu a diversidade de seres vivos a partir de um antepassado comum. 
O vídeo apresenta a árvore da vida, em que todos os seres vivos são aparentados, e explica o aparecimento de novas espécies. Fala-se ainda na contribuição dos estudos sobre evolução para outras áreas científicas e para a sociedade.
Este vídeo é uma co-produção do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB), em Portugal.

Conversar sobre biodiversidade e evolução com as crianças?  Como? 

A idéia de evolução é fundamental na formação do olhar para a diversidade na natureza, e é importante construí-la desde cedo, junto às crianças.  

Para tal, indicamos o filme de animação canadense, que foi premiado em seu tempo, que utilizando a perspectiva ciência e arte, de um jeito bem brincalhão nos traz a temática: começando com o surgimento com organismos unicelulares nos oceanos, seguidos das primeiras criaturas a emergir na terra, até o amanhecer do homem moderno .

É um filme sem palavras.  Evolution foi animado, dirigido, escrito e produzido por Michael Mills durante sua gestão no National Film Board of Canada , que começou em 1966 e durou até que ele formou sua própria empresa de animação, Michael Mills Productions, em 1974

Veja a sua descrição oficial:

Evolution (título original em francês: Évolution ) é um curta-metragem canadense de 1971 animado por Michael Mills.  Ele marcou época pois oferece um retrato humorístico da evolução e foi indicado ao Oscar de Melhor Curta de Animação no 44o Festival da categoria e recebeu quase 40 prêmios internacionais de cinema. 

Link no YouTube do National Film Board: https://www.youtube.com/watch?v=K-FpomSST6s

Uma outra dica, na forma de desenho animado, está na Revista Ciência Hoje da Criança, no número especial à Charles Darwin, editada em setembro de 2008, quando publicada na ocasião dos 150 anos da Teoria da Seleção Natural (no194).  

Esse é um vídeo apresentado no Festival AnimaMundi (2008), que acontece anualmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, no mês de Julho. Foi elaborado com desenhos feitos por crianças com idade entre 5 e 12 anos por Tyler Rhodes, aluno do curso de artes da Universidade de Virginia, USA.

Link: http://chc.org.br/acervo/evolucao-animada/https://youtu.be/N8X-j0dbZWs

Tratando de assuntos complexos de um jeito simples?  
Este é o desafio do Projeto “Stated Clearly”!   

Nossas indicações para vídeos de sistematização de conteúdo fecham com as excelentes produções do projeto “Stated Clearly”, de Jon Perry, que visam promover uma melhor compreensão da evolução biológica.  

Jon explicita em seu site – https://www.statedclearly.com/ -, que este tópico é frequentemente mal compreendido e até rejeitado pelo público.  Este é um campo amplo de pesquisas da área de educação em ciências e ensino de biologia, no qual inúmeros autores brasileiros oferecem suas contribuições (El Hani, Bizzo, Tidon, Dorvillè, Sepúlveda, Teixeira e vários outros).  

Enfrentando este desafio, Jon pretende com criativas, bem humoradas e curtas animações, explicar a ciência com uma linguagem clara que todos possam entender e em um tom amigável, sensível às crenças culturais e religiosas que os espectadores podem ter. 

Afirma que “os princípios básicos da biologia devem ser livremente acessíveis a todos, independentemente de raça, idade, sexo, credo ou nível de educação”.

Cultiva também o aprofundamento dos temas com indicação dos artigos científico originais e outras fontes dos temas, que pode ser buscado no site. Indicamos aqui, entre os muitos títulos do Canal, que tem uma organização bastante didática para consulta os seguintes títulos e seus links do Canal You tube do Projeto – https://www.statedclearly.com/videos/ – , sendo que grande maioria está legendado em português:

O que é Evolução?

O que é Seleção Natural?

Deixamos o convite para que vocês usem o espaço do Comentários abaixo para anotar indicações  de vocês sobre o tema! Será ótimo ter sua participação!


Para voltar ao episódio “Os animais do jardim na árvore da vida”, clique AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.