Dezembro Solaris

Fonte: WIKIPEDIA. Roman Festivals, December, disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/Roman_festivals#December .

Capa: Saturnalia de Antoine Callet, 1783. Fotografia. Usuário Themadchopped. In Wikipédia. Licença CC0, Dedicação do Domínio Público.

Onde o Sol estará em Dezembro?

O Sol vai iniciar Dezembro na Constelação de Ofiúco, bem no joelho esquerdo atacado pela garra de Escorpião.

Constelação de Ofiúco. Ilustração de Caio Baldi. 2021. Acervo Museu da Vida, Fiocruz. Licença CC-BY-NC-4.0.
Constelação de Escorpião. Ilustração de Caio Baldi. 2021. Acervo Museu da Vida, Fiocruz. Licença CC-BY-NC-4.0.

Um eterno conflito entre o médico curador e os animais peçonhentos.

Sol na Constelação de Ofiúco em 1o de dezembro de 2021. Cultura Estelar Ocidental. Planetário Stellarium.

Em meados do mês, dia 15, o Sol já estará passando pelo joelho direito do médico e quase deixando as fronteiras da Constelação de Ofiúco.

Sol na Constelação de Ofiúco em 15 de dezembro de 2021. Cultura Estelar Ocidental. Planetário Stellarium.

No dia 25, Natal, o Sol estará na parte superior do arco do centauro caçador Sagitário.

Constelação de Sagitário. Ilustração de Caio Baldi. 2021. Acervo Museu da Vida, Fiocruz. Licença CC-BY-NC-4.0.

Sol na Constelação do centauro Sagitário em 25 de dezembro de 2021. Cultura Estelar Ocidental. Planetário Stellarium.

E o Sol vai terminar o ano de 2021 bem sobre a cabeça do centauro Sagitário, completando mais uma volta sobre a linha Eclíptica Solar (em amarelo).

Sol na Constelação do centauro Sagitário em 31 de dezembro de 2021. Cultura Estelar Ocidental. Planetário Stellarium.

Dezembro Romano

Dezembro (do latim decem , “dez”) ou mensis Dezembro era originalmente o décimo mês do calendário romano, após novembro ( novem , “nove”) e precedendo Ianuarius, o mês do deus romano das mudanças e transições – Janus. Ele era o deus das portas, representado sempre com duas faces opostas (frente e trás).

Janus; figura de corpo inteiro em vista frontal em uma paisagem, suas duas cabeças de perfil; estando em duas esferas; segurando videira e uma grande chave; ilustração para a edição latina de Sebastian Münster, ‘Cosmographia’, Basileia: Heinrich Petri, 1552. 1550 Xilogravura e impressão tipográfica. Acervo The British Museum. © The Trustees of the British Museum. Licença CC-BY-NC-SA-4.0.

Dezembro continha 29 dias.

Quando o calendário foi reformado para criar um ano de 12 meses começando em Ianuarius, dezembro tornou-se o décimo segundo mês, mas manteve seu nome, assim como os outros meses numerados de Quintilis (julho) a Dezembro. Sua duração foi aumentada para 31 dias com a reforma do Calendário Juliano, organizado pelo sábio Sosígenes de Alexandria, no ano 46 a.C.

Comemorações Romanas de Dezembro

Dia 3: Rituais em homenagem à deusa da castidade, fertilidade feminina, da cura e proteção dos romanos Bona Dea (Boa Deusa). Bona Dea também é chamada de Fauna (por ser filha de Fauno). Os rituais eram apenas para mulheres.

Dia 5, Nonas: um festival campestre para Fauno, deus da floresta, planícies e campos. O festival era realizado pelos pagi , distritos campestres do Império Romano.

Dia 8:

  • Festival em homenagem a  Tiberinus Pater , deus do Rio Tibre. Tiberius foi adicionado aos 3000 rios, filhos de Oceanus e Tetis.
  • Festival em homenagem à deusa Gaia.
Antiga alegoria romana do Rio Tibre. Os gêmeos Rômulo e Remus, fundadores míticos de Roma, salvos das águas do Tibre, brincam no canto esquerdo com a loba que os alimentava.Campidoglio , Roma, Itália. Fotografia. (c) Erin Silversmith. In Wikipédia. Licença GNU Free Documentation License 1.2.

Dia 11:

  •  Agonalia (ou Agonia). Festivais ao longo do ano em homenagem a vários deuses. Agonalia era a terceira Agonia comemorada em 11 de dezembro e dedicada a Sol Indiges de acordo com uma inscrição fragmentada encontrada em Ostia que diz: “Agonind” atesta que este festival foi dedicado ao Sol Indiges, deus Sol original de Roma”.
  • Agonalia (ou Agonia). Festivais ao longo do ano em homenagem a vários deuses. Agonalia era a terceira Agonia comemorada em 11 de dezembro e dedicada a Sol Indiges de acordo com uma inscrição fragmentada encontrada em Ostia que diz: “Agonind” atesta que este festival foi dedicado ao Sol Indiges, deus Sol original de Roma”.
  • Festival do  Septimôncio celebrado pelos montani , residentes das sete (sept-) comunidades associadas às colinas ou picos de Roma (montes) : Oppius , Palatium , Velia , Fagutal , Cermalus, Caelius e Cispius 

Dia 12: Cerimônias no Templo de Consus, deus dos grãos, no Aventino.

Dia 13: Ides de Dezembro. (meados de dezembro)

  • Dies natalis do Templo de Tellus, dedicado à deusa Tellus Mater (ou Terra Mater), uma deusa da terra.
  • Lectisternium , cerimônia propiciatória consistindo em uma refeição oferecida a deuses e deusas. Nesta data era dedicado à deusa da agricultura, culturas de grãos, fertilidade e relações maternais, Ceres. Na ocasião das solenidades, colocavam imagens dos deuses reclinados em sofás, com mesas e pratos diante deles, como se estivessem realmente participando das coisas oferecidas em sacrifício. 

Dia 15Consualia ou Consuales Ludi para Consus, o segundo festival do ano em homenagem ao deus da colheita e armazenagem dos grãos Consus.

Semana de 17 a 23: Festival Saturnália em homenagem ao deus Saturno , com ritual público no dia 17, envolvendo sacrifícios, um banquete público, entrega de presentes, festas contínuas e uma atmosfera de carnaval. Os jogos eram permitidos e os senhores forneciam serviço de mesa para seus escravos, pois era visto como um tempo de liberdade tanto para escravos quanto para libertos. Um costume comum era a eleição de um “Rei das Saturnais“, que daria ordens às pessoas, que deveriam ser seguidas e presidir a folia. O poeta Gaius Valerius Catullusatulo chamou de “o melhor dos dias“.

Saturnalia de Antoine Callet, 1783. Fotografia. Usuário Themadchopped. In Wikipédia. Licença CC0, Dedicação do Domínio Público.

Dia 18: Festival Eponalia em homenagem a deusa protetora de cavalos, pôneis, burros e mulas e deusa da fertilidade Epona.

Dia 19: Festival Opalia em homenagem à deusa Ops (Opis), divindade da fertilidade e deusa da terra de origem sabina.

Dia 21:

  • Festival Divalia em homenagem a deusa da abundância Angerona ; 
  • O semideus Hércules e a deusa Ceres também receberam um sacrifício.

Dia 22: Dies natalis (aniversário) do Templo dos Lares Permarini (lares que protegiam os marinheiros) no Porticus Minucia.

Dia 23

Festival Larentalia ; 

comemorações pelos templos de Diana e Juno Regina no Circo Flamínio, pelos Tempestades ;

Sigillaria , o último dia da Saturnália, dedicado a presentear.

Dia 25

Em 2021, na região de Roma, o Sol nasce às 7h29min e se põe às 16h29min, com uma duração de dia claro de 9h e uma noite de 15 horas. E quanto mais ao norte da Europa, maior a duração da noite (fonte Planetário Stellarium).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.