Fevereiro Solaris

Onde vai estar o Sol em fevereiro?

Sol no início de fevereiro, 2022. Planetário Stellarium.

O Sol inicia fevereiro bem no coração de Capricórnio, com a Lua Nova bem próxima na cauda da cabra-aquática e Saturno bem ao seu lado. E o gigante gasoso Júpiter mais adiante na coxa direita de Aquário.

Sol em meados de fevereiro, 2022. Planetário Stellarium.

Em meados de fevereiro, o Sol já estará atravessando a barriga de Aquário, com Júpiter e Saturno quase nos mesmos lugares da esfera celeste. Os dois planetas gasosos demoram para dar a volta na esfera celeste.

Sol ao final de fevereiro, 2022. Planetário Stellarium.

E, ao final de fevereiro, o Sol estará se encontrando com Júpiter e a Lua Nova estará mais atrás, em Capricórnio.

Fevereiro no Império Romano

Mensis Februarius (“mês de Februa“) era o mês mais curto do Calendário Romano Antigo, do qual deriva o mês de Fevereiro nos Calendários Juliano e Gregoriano.

Ele era precedido por Ianuarius (“mês de Janus, janeiro) e seguido por Martius (“mês de Marte, atual março). No calendário romano mais antigo, março era o primeiro mês e o ano civil tinha apenas dez meses ao todo, pois não contabilizava os meses de “descanso” do inverno boreal.

Supõe-se que Ianuarius e Februarius foram acrescentados oficialmente ao Calendário Romano pelo Imperador Numa Pompilius (715-673 a.C), o segundo imperador de Roma, originalmente no final do ano civil, correspondente ao inverno boreal. Não está claro quando os romanos redefiniram o curso do ano para que janeiro e fevereiro passassem a iniciar o ano civil.

Februarius era o único mês no calendário pré-Juliano a ter um número par de dias, totalizando 28 dias. Isso era matematicamente necessário para permitir que o próprio ano tivesse um número ímpar de dias.

Fontes antigas apontam que Februarius deriva de februum (plural febra), instrumentos usados para purificação ritual (purgação). O termo se conecta com febre, provavelmente associado ao suor provocado por febres altas, interpretada como uma “purificação”. Fevereiro era uma preparação para a primavera, com cerimônias de purificação pessoais, de suas casas e de sua região. A maioria dos eventos sagrados neste mês diz respeito aos mortos, refletindo a posição original do mês no final do ano. 

Fevereiro, fragmento de um mosaico com os meses do ano, começando com o primeiro mês romano de março.
© Ad Meskens, 2012. Acervo do Archeological Museum of Sousse / In Wikimedia Commons. Licença CC-BY-SA-3.0.

Um de seus festivais, a Parentalia era um festival de nove dias que homenageava os ancestrais familiares e homenageava os mortos, enquanto o festival da Terminalia era um conjunto de rituais em homenagem ao deus das fronteiras Terminus. É um momento de purificar a terra e redefinir os limites entre as casas. A “superação dos limites”, que consiste em caminhar no perímetro, restabelece os limites por mais um ano. Bolos e vinho eram oferecidos a Terminus durante esta atividade.

Em seu tratado sobre a agricultura, Marcus Terentius Varro (116 a.C. – 27 a.C.) divide o ano agrícola em oito fases, com a primavera boreal começando oficialmente em 7 de fevereiro, quando Favônio, o vento Oeste começava a soprar favoravelmente, anunciando a hora de preparar os campos. Os campos de grãos deveriam ser capinados, os vinhedos cultivados e os juncos velhos queimados. Alguns tipos de árvores eram podadas e dava-se atenção às oliveiras e às árvores frutíferas.

O escritor agrícola Lúcio Junius Moderatus Columella (4d.C. – 70 d.C.) afirmava que os prados e os campos de grãos eram “purgados”, no sentido prático de limpar velhos escombros quanto por meio de rituais. As obrigações religiosas e civis do mês de fevereiro, portanto, sugerem um estreito vínculo entre a Agricultura e a Religião na cultura romana. De acordo com almanaques de agricultores romanos, a divindade tutelar do mês era o deus de água doce e do mar, Netuno.

As Comemorações de Fevereiro

Data modernaData romanaComemorações romanas
1º de fevereiroCalendas de Fevereiro, N.Dies natalis do Templo para a deusa Juno Sospita (a salvadora). Jogos Ludi Circenses para o semideus grego Heracles (Hércules, romano), após meados do século I d.C.
5Nona de Fevereiro, N.Dies natalis do Templo da deusa da união e harmonia conjugal Concordia no Monte Capitolino, Roma.
11III Idos Fevereiro, N.Jogos Ludi Genialici, festival de dois dias para os Genius, espécie de princípio protetor ou guardiões dos romanos (Genius do Povo Romano), após meados do século I d.C.
13Idos (meados) de Fevereiro, NP.Dies natalis de um Templo para o deus da floresta Fauno na Ilha Tiberina.
Início do Festival do Parentatio ou Parentalia de nove dias, com um rito público, conduzido pelas sacerdotisas Vestais (da deusa do fogo sagrado, pira doméstica e da cidade Vesta) para os parentes coletivos ou ancestrais do povo romano.
15ad XV (até) Calendas de março, NP.Festival pastoral de Purificação (inicialmente chamado Februa, e mais tarde, Lupercalia para promover a saúde e fertilidade.
17XIII Calendas de março, NP.Festival Quirinalia em homenagem ao deus Quirino, personificação do Estado Romano.
Último dia do Festival Fornacalia em homenagem à deusa Fornax, personificação divina do forno, associado ao cozimento do pão.
21IX Calendas de março. F, dia religioso.Festival da Feralia, marcando o fim da Parentalia com oferendas aos Manes, divindades representantes dos parentes mortos.
22VIII Calendas de março, C.Festival da Caristia, celebração dedicada ao amor familiar, celebrada com banquetes familiares que encerravam a Parentalia.
23VII Calendas de março, NP.Festival da Terminalia, em homenagem ao deus Terminus, deus das fronteiras e limites.
24VI Calendas de março, N.Festival religioso do Regifugium (ou Fugalia).
25V Calendas de março, C.Festival do Lorio, estabelecido pelo Imperador Caesar Traianus Hadrianus para comemorar a adoção de Titus Aelius Hadrianus Antoninus Pius como Caesar, título imperial.
27III Calendas de março, NP.Festival da Corrida de Cavalos (ou de Carruagens) Equirria, em homenagem ao deus Marte que ocorriam duas vezes ao ano.
28pridie (véspera) Calendas de março, C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.