Hubble x James Webb: histórias dos telescópios espaciais

ATENÇÃO: Por motivos de saúde, o evento foi adiado para novembro.

Em breve confirmamos a nova data.

Navegantes e Cosmonautas: o que acham de conhecer um pouco mais sobre os telescópios espaciais?

Inscrição:
https://doity.com.br/hubble-versus-james-webb-as-historia-dos-telescopios-espaciais

Hubble versus James Webb: As histórias dos telescópios espaciais

Navegantes e Cosmonautas: o que acham de conhecer um pouco mais sobre os telescópios espaciais?

Bota aí na agenda! Nosso encontro será numa sexta-feira, dia 21 de outubro, às 16h (horário de Brasília)

Teremos uma convidada e duas mediadoras de outra galáxia!

Sobre a palestrante convidada

Duilia de Mello é astrofísica, professora titular do Departamento de Física, Vice-Reitora da Universidade Católica da América (EUA) e colaboradora da NASA Goddard Space Flight Center, integrando diversas equipes que utilizam o Telescópio Espacial Hubble.

Como cientista, Duília pesquisa como as galáxias se transformam e evoluem para se tornarem galáxias como a Via Láctea. Suas contribuições científicas vão desde a descoberta de uma supernova (SN1997D), a modelagem da população estelar de galáxias starburst (Starburst99), a descoberta de bolhas azuis fora de galáxias em colisão, até a obtenção de imagens profundas com o Telescópio Espacial Hubble.

Nossa palestrante também já recebeu diversas premiações, como “Profissional do Ano da Diáspora Brasil” pelo governo brasileiro na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (2013), “10 mulheres que mudam o Brasil” pelo Bernard College/Columbia University (2013), eleita como uma dos “100 brasileiros mais influentes” pela Revista Época (2014), uma das “17 mulheres que fizeram a diferença” pelo UOL (2017) e uma das brasileiras influentes na lista “50 over 50” da Revista Forbes (2022)

Além disso, Duília de Mello faz divulgação científica há 25 anos. Foi colunista da revista Superinteressante, do Jornal O Globo e, atualmente escreve a coluna “Mulheres das Estrelas para a revista Galileu. E postagens da Scientific American.

Coordena o projeto Mulher das Estrelas para incentivar meninas a seguirem carreiras científicas desde 2016. Ela escreveu muitos artigos e dois livros dedicados a motivar jovens estudantes brasileiros a se tornarem cientistas.

    

Sobre a Mediação

A mediação será feita por duas feras da equipe do grupo Elas no Ciência Viva do Espaço Ciência Viva (ECV) e do Ciência Móvel (CM)/Museu da Vida Fiocruz:

Bruna Mayato, licenciada em Ciências Biológicas (UVA), pós-graduada em Geologia do Quaternário (Museu Nacional/UFRJ) e mestranda em Geociências – Patrimônio Geopaleontológico (Museu Nacional/UFRJ). Seus temas de interesse são: meteoritos, geologia planetária e divulgação científica.

Rafaela Ribeiro,Graduada em Ciências Biológicas com especialização em andamento em Ludopedagogia. Educadora e planetarista no museu itinerante Ciência Móvel pelo Museu da Vida na Fundação Oswaldo Cruz e no projeto divulgação científica “Loucosmonautas”.

O Céu não é mais o limite para esse papo!!!

Você não pode perder!

A participação é GRATUITA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.