Capa: Logo do Projeto SEA WALLS, Artists for Oceans.
Artivismo Oceânico
Além de cientistas, cidadãos, administradores e políticos, diversos artistas de todo o mundo, apaixonados pelo meio ambiente e preocupados com a saúde oceânica, estão levando o tema Oceano para as ruas, com sua arte pública e engajada na defesa do planeta.
Murais Oceânicos
Um grupo de artistas criou em 2013, o projeto “Sea Walls: Artists for Oceans” da associação internacional sem fins lucrativos “PangeaSeed Foundation”.
O projeto reúne artistas de todo o mundo na criação de murais públicos que retratam questões ambientais enfrentadas pelo imenso azul para que as comunidades locais e a sociedade em geral se tornem mais conscientes sobre as questões locais ou globais retratadas e, assim, promover o engajamento público para a tomada de melhores decisões em relação à gestão e cuidado com o Oceano.
Trata-se de uma arte com propósito ambiental ou social, denominada Artivismo por artistas mexicanos e adotado mundialmente. Os murais não só embelezam as ruas nos quais estão inseridos, mas expressam uma mensagem contundente e promovem valores educativos ambientais por meio da arte para mobilizar mudanças de atitudes.
“ARTivismo é Arte + Atitude + Empoderamento + Sociedade” (Projeto Boudoir)
Em 2020, mais de 400 murais estão espalhados por 17 países. Alguns projetos de murais foram selecionados para compor uma série anual de cadernos dos murais, contando atualmente com 8 cadernos publicados (com 40 murais) e também uma reprodução do mural para colorir e inspirar futuros artistas ambientais oceânicos.
Convidamos você a mergulhar conosco em alguns dos fantásticos murais oceânicos e conhecer seus artistas e suas mensagens educativas.
Os murais são organizados em grandes temas oceânicos:
- Sobrepesca.
- Cativeiro de Mamíferos Marinhos.
- Poluição Oceânica.
- Acidificação do Oceano.
- Preservação de Tubarões.
- Branqueamento de Recifes de Corais.
Vamos começar conhecendo algumas das obras e artistas no site oficial do projeto (em inglês), indicado nos links de cada obra do artista abaixo. Criamos uma versão em português de alguns dos 40 murais que compõem os cadernos para colorir com a descrição dos cadernos e incluímos informações sobre a fauna, flora ou fenômeno retratado na obra.
Clique nos links em inglês para a página original e em português para a versão traduzida.
- Game Over – Spok Brillor. Fim de Jogo.
- Tiburón Ballena – Tatiana Suarez. Tubarão Baleia.
- Native Protector – Alexandra Underwood e Joey Rose. Protetor Nativo.
- Nāmakaokahaʻi – Lauren Brevner. Deusa Havaiana do Mar.
- Honor and Trust – Flox. Honra e Confiança.
- The Longline in Between – Mateus Bailon. A Longa Linha entre Nós.
- Plastic Ocean – Yoh Nagao. Oceano Plástico.
- Sharkwater – Freeman White. Águas dos Tubarões.
- Vecinos – Jet Martinez. Vizinhos.
- Troubled Waters – Zabou. Águas Turbulentas.
- Make Waves Not Waste, Macallan Durkin. Faça Ondas, Não Crie Resíduos.
- The Reaper’s New Weapon – Tread – A nova arma do ceifador.
- Bryde Whale – Chris Konecki – Baleia de Bryde.
Volumes para colorir (em inglês)
Os murais foram publicados no site da Sea Walls e também na série de cadernos para colorir com alguns dos murais selecionados.
- Preencha o formulário na página do seguinte link para se cadastrar e receber os 8 volumes dos 8 primeiros anos do projeto com 40 murais para colorir, selecionados pela SeaWalls. Acesse o link e preencha seus dados: https://mailchi.mp/pangeaseed/creative-coloring-vol1.
- Um grupo de artistas em Boston também criou um grupo local de Murais Oceânicos e publicou um caderno para colorir com os murais criados por artistas locais. Acesse em Save Our Seas, Boston, 2021, volume 1.