Diretoria atual

Diretoria 2021-2024

Eleita pela Assembleia Geral de sócios efetivos do Espaço Ciência Viva para o período de 4 de maio de 2021 a 4 de maio de 2024.

ELEONORA KURTENBACH (PRESIDENTE)

Graduada em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ (1985) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ (1988) e Pós-doutorado no NIMR de Londres, Reino Unido (1991). Foi Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho de (2011 a 2013). Atualmente é Professora Associada IV da UFRJ e Presidente do Espaço Ciência Viva, um dos museus pioneiros da Divulgação Científica do Brasil. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas, atuando principalmente nos seguintes temas: defensinas de plantas, cardiopatias autoimunes, controle de expressão gênica e expressão de proteínas de interesse biotecnológico em sistemas heterólogos. Desenvolve projetos e orientações em Divulgação Científica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1920923288705691

TÂNIA GOLDBACH (VICE-PRESIDENTE)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Difusão C&T – Engenharia de Produção – COPPE-UFRJ (2006), com tese voltada para Divulgação Científica e sua interface com o ensino, com a temática Genética e afins. Atualmente é professora colaboradora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – RJ, Campus Rio de Janeiro – Maracanã, onde atua na Pós-Graduação em Lato Sensu Ensino de Ciências e no Núcleo de Pesquisa em Ensino e Divulgação em Ciências. Tem experiência na área de Biologia Geral e em Educação e Divulgação Científica, atuando em diferentes níveis de ensino, e na pesquisa, principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências e biologia (particular ênfase em genética), fundamentos da biologia, estratégias de ensino, projetos e currículo, divulgação científica, história da ciência e ensino, materiais e jogos didáticos. Dedica-se à pesquisa e à extensão no NEDIC -, instalado na Instituição, reunindo alunos, bolsistas de iniciação científica e professores interessados em discutir e formular materiais e propostas visando a melhoria do ensino e divulgação da área. Atualmente é vice-presidente do Espaço Ciência Viva, e como Coordenadora Pedagógica, em parceria com o IFRJ.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8354627184496715.

PAULO HENRIQUE COLONESE (SECRETARIO-GERAL)

Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Severino Sombra com tema o Laboratório de Matemática na formação de professores (2014). Tecnologista em Saúde Pública do Museu da Vida, Fiocruz (Serviço de Visitação e Acolhimento de Público e Serviço de Itinerância). Coordenador dos módulos interativos e participativos de Matemática e Física do Espaço Ciência Viva, Ex-professor do curso de Matemática do Centro Universitário UNIABEU e de Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). Áreas de investigação: Educação Matemática, Educação em Ciências, Formação de Professores, Educação em tecnologias de informação e comunicação, Educação não formal, Desenvolvimento de Exposições e Formação de Mediadores, Experimentos Interativos, Mapas Conceituais. Investigo as interações entre Ciência e Arte no campo não formal, formação de mediadores e desenvolvimento de experimentos interativos. Investigo o conceito e função de Laboratórios de Matemática e pedagogias ativas em Ciências na formação de professores da Educação Básica. Coordenador do Planetário Itinerante do Museu da Vida e do site oficial do Espaço Ciência Viva.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1432256231448414 .

Conselho Fiscal

PEDRO HENRIQUE MONTEIRO TORRES

Graduado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia (2008), mestrado em Biofísica (2009) e doutorado em Biofísica (2014) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de microbiologia, bioquímica e biofísica, atuando nas áreas de biologia estrutural computacional, design de medicamentos auxiliado por computador e bioinformática. Trabalhou como pós-doutorando associado na Fiocruz e na Universidade de Cambridge. Atualmente é professor adjunto da UFRJ.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4188974374017863

SERGIO LOMONACO CARVALHO

Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983).

Coordenador do grupo de astronomia NGC+51 – Astronomia, Rio de Janeiro.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8627600608828067

MIGUEL CANTANHEDE SETTE E CÂMARA

Doutorando na Pós-Graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde, do Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz. Bacharel e Licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984) e Mestre em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de Física e em Divulgação e Popularização de Ciência. Participou na implantação – e foi o primeiro coordenador do curso – da Licenciatura em Física no campus de Nilópolis do IFRJ. Também colaborou na criação do Ciência Interativa, IFRJ, Mesquita, RJ.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8006341797795121

SONIA SIMÕES CAMANHO (suplente)

Graduada em Psicologia, Universidade Gama Filho (1992) e Licenciatura em Pedagogia, Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (2008). Pós-graduação em Sexualidade pela Universidade Cândido Mendes (1999). Técnica de Divulgação Científica da Fundação CECIERJ. Coordenadora do Projeto Praça da Ciência Itinerante da Fundação CECIERJ e também colaboradora do Comitê Organizador da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro. (FECTI). Ex-Secretária Geral do Espaço Ciência Viva. Coordenadora de Oficinas de Educação em Sexualidade.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9525669451383970

Coordenações

Coordenação Científica

ROBSON COUTINHO SILVA

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), doutorado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (1996), e Pós Doutorado pelo Royal Free and University College Medical School – Londres (2000-02). Professor Titular chefe do Laboratório de Imunofisiologia no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho – IBCCF/ UFRJ. Coordenador do Programa de Imunobiologia do IBCCF (2006-09 e 2016-17), vice-diretor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (2010-2012), coordenador adjunto do curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Biofísica)(2007-10), fundador da sociedade científica Clube Brasileiro de Purinas (2009-12). Participou da equipe do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica (INPETAM). Orientador na área de Ensino de Biociências e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8122711583232739

Coordenação Pedagógica

GABRIELA DIAS BEVILACQUA

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), leciona no ensino básico desde 1995. Servidora federal efetiva no Colégio Pedro II. Doutora em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz/ FIOCRUZ/ RJ, com pesquisa sobre ensino e aprendizagem na educação básica. Também atuo como colaboradora/ pesquisadora do Espaço Ciência Viva, trabalhando com divulgação científica e integração entre ensino não formal e ensino formal. Minha experiência com educação também inclui estudos sobre avaliações em larga escala aplicadas no Brasil e colaboração em atividades sobre a educação básica realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A prática docente em sala de aula constituiu a base de minha formação profissional, permitindo a diversidade de minhas ações em relação a diferentes aspectos da educação no Brasil.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9758553813773737

Coordenação de Infraestrutura

RODRIGO DA CUNHA BISAGGIO


Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e pesquisador Colaborador do Laboratório de Comunicação Celular do IOC – FIOCRUZ. Tem experiência nas áreas de Imunologia, Parasitologia, Comunicação Celular e de Ensino de Ciências.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8230675618083803

Conselho Emérito

MARIA DE LOURDES BARRETO SANTOS

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Celso Lisboa (1987).

Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Insetos. Autora de livros de divulgação científica sobre Aedes e Insetos.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1081543343698401 .

PEDRO MUANIS PERSECHINI (1951-2018), in memoriam.

Bacharel e Mestre em Física (UFMG) e Doutor em Ciências Biológicas – Biofísica (UFRJ). Professor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ onde foi Professor Titular, chefe do Laboratório de Imunobiofísica e co-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica – INPeTAm. Suas linhas de pesquisa situam-se nas áreas de Imunologia, Biofísica e suas interseções. Dedicou-se também a atividades de extensão no campo da Divulgação Científica, colaborando com as atividades do museu interativo Espaço Ciência Viva do qual foi cofundador e ex-presidente. Autor ou coautor de 71 artigos científicos, orientou ou coorientou teses de Doutorado, Mestrado e monografias de graduação. Supervisionou as atividades de pesquisa de 5 pós-doutorandos e introduziu ao ambiente de pesquisa mais de 70 estudantes de Iniciação Científica, Especialização e Extensão (dados de 07/2016). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4627223689671289

Sócios Efetivos (33)