Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

102 Anos de ROBÔS

1 01America/Sao_Paulo janeiro 01America/Sao_Paulo 2022 - 31 31America/Sao_Paulo dezembro 31America/Sao_Paulo 2022

Livre

2020 celebrou o centenário da peça teatral R. U. R.  uma  ficção científica escrita pelo checo Karel Capek.

R. U. R. significa Rossumovi Univerzální Roboti (Robôs Universais de Rossum). A peça estreou no dia 25 de janeiro de 1921, e introduziu a palavra “robô” em variados idiomas, mentes e na ficção científica como um todo.

Por volta de 1923, tinha sido traduzida para trinta línguas.

A peça começa em uma fábrica que faz pessoas artificiais, chamadas de roboti (robôs), a partir de matéria orgânica sintética.

Elas não são exatamente robôs na definição atual do termo: elas são criaturas de carne e osso que estão mais próximas do conceito moderno de clones do que de máquinas. Por isso, elas podem ser facilmente confundidas com seres humanos e pensar por si mesmas.

Elas parecem felizes em trabalhar para os seres humanos inicialmente, mas uma rebelião de robôs leva à extinção da raça humana. Capek, mais tarde, teve uma abordagem diferente para o mesmo tema em Válka s mloky, onde os não-humanos, tornaram-se uma classe de servos  na sociedade humana.

Podemos identificar uma conexão muito forte com a narrativa do filme Blade Runner, o Caçador de Androides e Blade Runner 2049, sua recente sequência.

R. U. R. é sombria, mas não sem esperança, e foi uma peça teatral bem sucedida em sua época, na Europa e América do Norte.

Para conhecer como o conceito de Inteligência Artificial aparece na literatura, cinema e teatro, veja as matérias em nosso site

Inteligência Artificial no Cinema, Teatro e Literatura

E como se desenvolveu no mundo real, em:

Inteligência Artificial no Mundo Real

 

Detalhes

Início:
1 01America/Sao_Paulo janeiro 01America/Sao_Paulo 2022
Final:
31 31America/Sao_Paulo dezembro 31America/Sao_Paulo 2022
Preço:
Livre
Categorias de Evento:
,
Evento Tags:
, , ,

Local

Planeta Terra
Sistema Solar, 3o, planeta. + Google Map
Ver site do Local

Deixe um comentário

Deixe um comentário