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Dia Internacional da Educação
janeiro 24
Recuperar e revitalizar a educação para a geração COVID-19
O Dia Internacional da Educação ocorre na esteira da pandemia COVID-19, que levou a uma interrupção do aprendizado global de escala e gravidade sem precedentes. O fechamento de escolas, universidades e outras instituições de ensino, bem como a interrupção de muitos programas de alfabetização e aprendizagem ao longo da vida, afetou a vida de 1,6 bilhão de alunos em mais de 190 países. Com o início de um novo ano, agora é a hora de intensificar a colaboração e a solidariedade internacional para colocar a educação e a aprendizagem ao longo da vida no centro da recuperação e da transformação para sociedades mais inclusivas, seguras e sustentáveis.
Capturando o espírito do Dia Internacional da Educação, a UNESCO e seus parceiros lideraram o Learning Planet Festival para celebrar a aprendizagem em todos os contextos e compartilhar inovações que atendam ao potencial de cada aluno, independentemente das circunstâncias. Os vencedores do concurso de redação “Le Petit Prince” serão apresentados no âmbito das comemorações do dia.
Educação é um direito humano
O direito à educação está consagrado no artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos . A declaração prevê o ensino fundamental gratuito e obrigatório. A Convenção sobre os Direitos da Criança , adotada em 1989, vai além ao estipular que os países devem tornar o ensino superior acessível a todos.
A educação é a chave para o desenvolvimento sustentável
Quando adotou a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, a comunidade internacional reconheceu que a educação é essencial para o sucesso de todos os seus 17 objetivos. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 , em particular, visa “garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” até 2030.
Desafios para alcançar a educação universal
A educação oferece às crianças uma escada para sair da pobreza e um caminho para um futuro promissor. Mas cerca de 265 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo não têm a oportunidade de entrar ou concluir a escola; 617 milhões de crianças e adolescentes não sabem ler e fazer matemática básica; menos de 40% das meninas na África Subsaariana concluem o ensino médio e cerca de quatro milhões de crianças e jovens refugiados estão fora da escola. Seu direito à educação está sendo violado e isso é inaceitável. >
Sem uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e oportunidades ao longo da vida para todos, os países não terão sucesso em alcançar a igualdade de gênero e quebrar o ciclo de pobreza que está deixando milhões de crianças, jovens e adultos para trás.