Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Internacional dos Povos Indígenas

9 09America/Sao_Paulo agosto 09America/Sao_Paulo 2021

Livre

Em 23 de dezembro de 1994, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu, em sua resolução 49/214 , que o Dia Internacional dos Povos Indígenas seria celebrado em 9 de agosto de cada ano.

A data marca a primeira reunião, em 1982, do Grupo de Trabalho da ONU sobre Populações Indígenas.

Em 2021, a comemoração do Dia Internacional acontecerá online na segunda-feira, 9 de agosto de 2021, das 9h às 11h, horário padrão do leste (EST).

O tema deste ano é:

Não Deixar Ninguém Para Trás: Povos Indígenas e a Chamada por um Novo Contrato Social.

Durante a comemoração do Dia Internacional dos Povos Indígenas 2021 haverá uma discussão interativa com dois palestrantes sobre os elementos importantes que devem ser considerados para construir e redesenhar um novo contrato social que inclui os povos indígenas,  onde suas próprias formas de o governo e seus modos de vida são respeitados e as relações são baseadas no consentimento livre, prévio e informado, na participação genuína e inclusiva e na associação dos povos indígenas. 

Palestrantes:

James Anaya ensina e escreve extensivamente sobre os direitos humanos dos povos indígenas internacionalmente. Ele atuou como Relator Especial das Nações Unidas para os Direitos dos Povos Indígenas de 2008 a 2014. Atualmente, ele é professor na Escola de Direito da Universidade do Colorado em Boulder.  O professor Anaya aconselhou várias organizações indígenas e outros tipos de organizações de vários países sobre direitos humanos e questões de povos indígenas, representando povos indígenas de muitas partes da América do Norte e Central em casos históricos perante tribunais nacionais e internacionais, incluindo a Suprema Corte dos Estados Unidos Estados e a Corte Interamericana de Direitos Humanos. Entre suas atividades de destaque, participou da redação da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas e foi o principal advogado das partes indígenas no caso Awas Tingni vs. Nicarágua, no qual a Corte Interamericana de Direitos Humanos defendeu pela primeira vez, os direitos das terras indígenas são uma questão de direito internacional.  Antes de se tornar professor de direito em tempo integral, ele exerceu a advocacia em Albuquerque, Novo México, representando povos indígenas americanos e outros grupos minoritários. A professora Anaya atuou como professora na Escola de Direito da Universidade do Arizona de 1999 a 2016 e na Escola da Universidade de Iowa de 1988 a 1999. 

Maria Fernanda Espinosa Garcés. Acadêmica e diplomata equatoriana, ela ocupou vários cargos de liderança no Governo do Equador, servindo como Ministra das Relações Exteriores, Ministra da Defesa e Ministra do Patrimônio Cultural e Natural. Além disso, ela foi a primeira embaixadora e representante permanente do Equador nas Nações Unidas em Nova York e Genebra. Mais recentemente, a Sra. Espinosa serviu como presidente da 73ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, tornando-se a quarta mulher na história e a primeira da América Latina e do Caribe a presidir este órgão. A Sra. Espinosa é atualmente membro do Comitê Estratégico do Painel Científico para a Amazônia da Rede Soluções para o Desenvolvimento Sustentável; membro da Comissão Internacional Lancet COVID-19; Conselheira do Conselho Mundial do Futuro; membro do Comitê de Promoção do Fórum de Igualdade de Geração; membro do Painel Consultivo Político do Movimento Universal Health Coverage 2030 (UHC2030); membro da Academia Mundial de Arte e Ciência (WAAS); membro do Grupo de Mulheres Líderes pela Mudança e Inclusão (GWL); e Embaixador da Boa Vontade do Fundo Latino-Americano e do Caribe para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas (FILAC). 

Ghazali Ohorella  é um idealista e ambicioso dos povos indígenas. Ele é nativo do povo Alifuru de Maluku, com uma fé inabalável em um futuro brilhante para todos os povos indígenas do mundo.  O Sr. Ohorella trabalha para dar asas aos povos indígenas e suas ideias, por isso tudo o que ele diz e faz visa inspirar e capacitar 476 milhões de povos indígenas para que possam fazer o que os inspira. Ele usa seus muitos anos de experiência na defesa dos direitos indígenas e negociações de alto nível para abrir espaços e criar um ambiente propício para os povos indígenas em nível internacional, baseado no direito à autodeterminação.

Fórum Permanente

Facebook :    https://www.facebook.com/unpfii/

Twitter:        https://twitter.com/UN4Indiatric

Instagram:   instagram.com/UN4Indiatric

Detalhes

Data:
9 09America/Sao_Paulo agosto 09America/Sao_Paulo 2021
Preço:
Livre
Categoria de Evento:
Website:
https://www.un.org/es/observances/indigenous-day

Organizador

UNESCO
Ver site do Organizador

Local

Planeta Terra
Sistema Solar, 3o, planeta. + Google Map
Ver site do Local

Deixe um comentário

Deixe um comentário