Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Internacional para Acabar com a Fístula Obstétrica

maio 23

Os direitos das mulheres são direitos humanos! Acabe com a fístula agora!

A fístula obstétrica é uma das lesões mais graves e trágicas do parto. Um buraco entre o canal do parto e a bexiga e/ou o reto, é causado por trabalho de parto prolongado e obstruído sem acesso a tratamento médico oportuno e de alta qualidade. Deixa as mulheres com problemas de incontinência e muitas vezes leva a problemas médicos crônicos, depressão, isolamento social e pobreza cada vez maior.

Este problema é evitável com a assistência médica correta e sua ocorrência é uma violação dos direitos humanos e um lembrete de grandes desigualdades.

O tema deste ano é “Os direitos das mulheres são direitos humanos! Acabe com a fístula agora!” Devemos acabar com a fístula obstétrica como um passo crítico para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e cumprir a promessa da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim , bem como o Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento . Ambos os planos estão orientados a lutar pelos direitos das mulheres, incluindo a saúde sexual e reprodutiva.

Para atingir esse objetivo, o Fundo de População da ONU lançou um manual atualizado que serve como um recurso crucial e uma luz orientadora no caminho para alcançar a saúde, a igualdade de gênero e os direitos humanos para todos.

Acabar com a fístula obstétrica até 2030

O ano de 2020 marcou a contagem regressiva para a meta de acabar com o problema da fístula obstétrica até 2030, segundo o último relatório do secretário-geral .  

A fístula obstétrica é evitável ; pode ser evitado em grande parte atrasando a idade da primeira gravidez; a cessação de práticas tradicionais nocivas; e acesso oportuno aos cuidados obstétricos.

Infelizmente, a atual pandemia afeta todas essas medidas preventivas em países em desenvolvimento onde ainda existe fístula obstétrica. Mais mulheres e meninas estarão em risco de fístula obstétrica devido aos sistemas de saúde sobrecarregados. Além disso, os reparos de fístulas foram amplamente suspensos, pois são considerados não urgentes e os hospitais desviaram recursos para cuidar de pacientes com COVID-19.

Além disso, espera-se que  mais 13 milhões de casamentos infantis possam ocorrer até 2030 do que ocorreria de outra forma . As famílias são mais propensas a casar as filhas para aliviar o fardo percebido de cuidar delas, especialmente nas consequências econômicas previstas da pandemia.

Devido a todos esses motivos, pode ocorrer um aumento nos casos e novas estratégias serão necessárias no período de recuperação pós-COVID-19 para lidar com o acúmulo esperado de casos.

Com este possível cenário futuro de medidas preventivas em perigo, agora mais do que nunca, é importante apelar à comunidade internacional para que use o Dia Internacional pelo Fim da Fístula Obstétrica para sensibilizar significativamente e intensificar as ações para acabar com a fístula obstétrica, bem como instar acompanhamento pós-operatório e rastreamento de pacientes com fístula.

Local

Planeta Terra
Sistema Solar, 3o, planeta. + Google Map
Ver site do Local

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.