Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Mundial da Conscientização sobre o Tsunami

5 05America/Sao_Paulo novembro 05America/Sao_Paulo 2021

Livre
Promover planos de redução de risco nacionais e locais

Em 2020, o Dia Mundial da Conscientização sobre o Tsunami incentiva o desenvolvimento de estratégias locais e nacionais de redução de risco de desastres para salvar mais vidas contra os desastres. A comemoração deste ano promove a ” Campanha Sendai Seven “, meta (e).

Até o ano de 2030, cerca de 50 por cento da população mundial viverá em áreas costeiras expostas a inundações, tempestades e tsunamis. Ter planos e políticas em vigor para reduzir os impactos do tsunami ajudará a construir mais resiliência e proteger as populações em risco. Você tem um plano nacional ou local em vigor para antecipar um tsunami?

Em dezembro de 2015, a Assembleia Geral da ONU designou  5 de novembro como o Dia Mundial da Conscientização sobre o Tsunami, conclamando os países, organismos internacionais e a sociedade civil a aumentar a conscientização sobre o tsunami e compartilhar abordagens inovadoras para a redução de riscos.

O Dia Mundial da Conscientização sobre o Tsunami foi ideia do Japão, que, devido à sua experiência amarga e repetida, ao longo dos anos acumulou grande expertise em áreas como alerta precoce de tsunami, ação pública e reconstrução após um desastre para reduzir impactos futuros. A Redução do Risco de Desastres da ONU  (UNDRR) facilita a observância do Dia Mundial da Conscientização sobre o Tsunami em colaboração com o resto do sistema das Nações Unidas.

Tsunamis e Desastres

Tsunamis são eventos raros, mas podem ser extremamente mortais. Nos últimos 100 anos, 58 deles ceifaram mais de 260.000 vidas, ou uma média de 4.600 por desastre, superando qualquer outro perigo natural. O maior número de mortes nesse período foi no tsunami do Oceano Índico em dezembro de 2004. Ele causou cerca de 227.000 mortes em 14 países, sendo Indonésia, Sri Lanka, Índia e Tailândia os mais atingidos.

Apenas três semanas depois, a comunidade internacional se reuniu em Kobe, na região japonesa de Hyogo. Os governos adotaram o Hyogo Framework for Action de 10 anos  , o primeiro acordo global abrangente sobre redução de risco de desastres.

Eles também criaram o Sistema de Alerta e Mitigação de Tsunami no Oceano Índico , que possui dezenas de estações sismográficas e de monitoramento do nível do mar e dissemina alertas para centros de informação de tsunami nacionais.

A rápida urbanização e o crescimento do turismo em regiões propensas a tsunami estão colocando cada vez mais pessoas em perigo. Isso torna a redução do risco um fator chave para que o mundo alcance reduções substanciais na mortalidade por desastres – uma meta principal da Estrutura de Sendai , o acordo internacional de 15 anos adotado em março de 2015 para suceder à Estrutura de Hyogo.

O que são tsunamis?

A palavra “tsunami” compreende as palavras japonesas “tsu” (que significa porto) e “nami” (que significa onda). Um tsunami é uma série de ondas enormes criadas por uma perturbação subaquática geralmente associada a terremotos que ocorrem abaixo ou perto do oceano.

Erupções vulcânicas, deslizamentos de terra submarinos e quedas de rochas costeiras também podem gerar um tsunami, assim como um grande asteróide impactando o oceano. Eles se originam de um movimento vertical do fundo do mar com o consequente deslocamento da massa de água.

As ondas do tsunami geralmente parecem paredes de água e podem atacar a costa e ser perigosas por horas, com ondas chegando a cada 5 a 60 minutos.

A primeira onda pode não ser a maior, e muitas vezes são as 2ª, 3ª, 4ª ou mesmo ondas posteriores que são as maiores. Depois que uma onda inunda ou inunda o interior, ela retrocede em direção ao mar com frequência até onde uma pessoa pode ver, de modo que o fundo do mar fica exposto. A próxima onda então chega à costa em minutos e carrega consigo muitos detritos flutuantes que foram destruídos pelas ondas anteriores.

Site: https://tsunamiday.undrr.org/

O Dia Mundial da Conscientização sobre o Tsunami deste ano, em 5 de novembro, promete ser especial.

É uma ocasião para celebrar uma oportunidade única na vida de reduzir o risco de tsunami em todo o mundo.

Por mais raros que sejam, os tsunamis são os perigos naturais mais mortíferos de todos os de início repentino. Milhões de pessoas vivem e trabalham em comunidades expostas ao tsunami em todos os oceanos do mundo.

Após cinco anos marcando este dia de muitas maneiras exclusivas, este ano podemos anunciar um grande novo desenvolvimento. A Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável tem o potencial de preencher lacunas de capacidade para acelerar a detecção e o alerta de tsunamis, mesmo no próximo instante em que se formarem. Isso só pode aumentar ainda mais a preparação das comunidades costeiras para tsunamis por meio do Programa Pronto para Tsunami da UNESCO-IOC, a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO.

A Assembleia UNESCO-COI dos Estados Membros da ONU aprovou o estabelecimento do Programa da Década do Tsunami do Oceano e um Comitê Científico para elaborar um plano de 10 anos de pesquisa, desenvolvimento e implementação para este programa. Isso será totalmente apoiado pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres, agências da ONU, agências de proteção civil e outros.

Em um grande impulso à cooperação internacional para países em desenvolvimento e pequenos Estados insulares em desenvolvimento, o Programa de Tsunami contribuirá para o resultado do Oceano Seguro da Década do Oceano, tornando todas as comunidades em risco de tsunami, preparadas e resilientes até 2030.

Ampliar o programa Tsunami Ready é um testemunho do que a cooperação internacional focada pode oferecer e fará uma contribuição significativa para reduzir riscos e salvar vidas.

Somente juntos podemos alcançar essa ambição.

Detalhes

Data:
5 05America/Sao_Paulo novembro 05America/Sao_Paulo 2021
Preço:
Livre
Categorias de Evento:
, ,
Evento Tags:
,
Website:
https://www.un.org/en/observances/tsunami-awareness-day

Organizador

Organização das Nações Unidas, ONU
Ver site do Organizador

Local

Planeta Terra
Sistema Solar, 3o, planeta. + Google Map
Ver site do Local

Deixe um comentário

Deixe um comentário