Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Mundial da Doença de Chagas

14 14America/Sao_Paulo abril 14America/Sao_Paulo 2020

Livre

Em 24 de maio, 2019, Genebra, a 72ª Assembléia Mundial da Saúde aprovou a designação do Dia Mundial da Doença de Chagas que visa, entre outros, aumentar a conscientização pública sobre esta doença tropical negligenciada (DTN) que afeta principalmente as pessoas pobres.

Um dia anual comemorado em nível global deve atrair atenção internacional ” , disse o Dr. Pedro Albajar Viñas, Oficial Médico da OMS (Doença de Chagas). “ Atualmente, esses dias podem ajudar a fornecer visibilidade e comprometer os países a melhorar as intervenções de controle de uma doença que permaneceu amplamente negligenciada, mas ainda presente em muitos países. ”

A doença de Chagas, também chamada de tripanossomíase americana, também foi denominada como “doença silenciosa e silenciada”, não apenas por seu curso clínico que progride lentamente, mas também porque afeta principalmente pessoas pobres que não têm voz política ou acesso a cuidados de saúde.

O Dia Mundial da Doença de Chagas será observado em 14 de abril de cada ano. Foi nessa data em 1909 que o primeiro paciente, uma menina brasileira chamada Berenice Soares de Moura, foi diagnosticada para essa doença pelo Dr. Carlos Ribeiro Justiniano Chagas.

“ Um Dia Mundial da Doença de Chagas é uma oportunidade de elevar coletivamente o perfil das Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) e os recursos necessários para controlá-las, eliminá-las ou erradicá-las enquanto preparamos o novo Roteiro das DTNs para 2021-2030 ” , disse o Dr. Mwelecele Ntuli Malecela, Diretor, Departamento da OMS de Controle de Doenças Tropicais Negligenciadas.

Procure um reconhecimento mais amplo

A doença é transmitida por vetores (conhecidos no Brasil como Barbeiros), causada pelo parasita Trypanosoma cruzi e transmitida pelas fezes e pela urina dos triatomíneos (percevejos barbeiros), entre outros modos de transmissão, a doença de Chagas é predominante principalmente nas populações pobres da América Latina e afeta de 6 a 7 milhões de pessoas.

Nas últimas décadas, no entanto, foi cada vez mais detectado nos Estados Unidos da América e no Canadá e em muitos países da Europa e de alguns países do Pacífico Ocidental. Isso se explica pelo fato de que, embora o vetor infectado tenha sido detectado apenas nas Américas, a doença também pode ser transmitida por alimentos contaminados, transfusão de sangue ou produtos derivados do sangue, passagem da mãe infectada para o recém-nascido e transplante de órgãos e até acidentes de laboratório.

Sem tratamento, a doença de Chagas pode levar a graves alterações cardíacas e digestivas e se tornar fatal.

A proposta para o Dia Mundial da Doença de Chagas foi iniciada pela Federação Internacional de Associações de Pessoas Afetadas pela Doença de Chagas e foi apoiada por várias instituições de saúde, universidades, centros de pesquisa, plataformas, organizações e fundações não-governamentais nacionais ou internacionais.

Dirigindo-se a um ‘assassino silencioso’

Aumentar a conscientização e o perfil dessa doença silenciosa, frequentemente diagnosticada em seus estágios finais, é essencial para o tratamento e a cura precoces. Existem intervenções econômicas e baseadas em evidências, incluindo triagem (sangue, órgãos e de recém-nascidos e crianças), detecção precoce de casos, tratamento imediato de casos, controle de vetores, higiene e segurança alimentar.

Intervenções integradas estão sendo realizadas com malária e outros hemoparasitas, programas de saúde materno-infantil, HIV / AIDS e outros programas de saúde transmissíveis e não transmissíveis para melhorar a relação custo-benefício da implementação.

A OMS apóia o tratamento da doença de Chagas por meio de doações de Nifurtimox e Benznidazol, que são possíveis graças a acordos com Bayer e Insud Pharma, respectivamente. A OMS também apóia a conscientização global sobre a extensão da doença, sofrimento, incapacidade e morte associados a todas as DTNs.

Celebrar o Dia Mundial da Doença de Chagas em 14 de abril proporcionará uma oportunidade única de acrescentar uma voz global a favor da prevenção e tratamento desta e de outras doenças esquecidas.

Conheça a versão completa do ATLAS DE TRIATOMÍNEOS DO BRASIL (Vetores da Doença de Chagas). Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz. E também a versão organizada por regiões do Brasil.

Veja e divulgue o excelente vídeo: Triatomíneos: O Elo de uma enfermidade.

E siga o Portal da Doença de Chagas, Fiocruz.

Para os leitores infantis, temos o livro Nos Trilhos da Ciência, publicado pela Fiocruz. O livro pode ser baixado em versão pdf, mas também ser visto como e-book. com atividades interativas. E ainda conta com audiodescrição.

 

Detalhes

Data:
14 14America/Sao_Paulo abril 14America/Sao_Paulo 2020
Preço:
Livre
Categorias de Evento:
,

Organizador

Organização Mundial da Saúde
Ver site do Organizador

Local

Planeta Terra
Sistema Solar, 3o, planeta. + Google Map
Ver site do Local